4 desafios que um profissional de compliance enfrenta hoje

Bruno Zago

16 dezembro 2019 - 15:00 | Atualizado em 14 julho 2023 - 17:54

homem de óculos analisa informações em seu notebook

Um profissional de compliance é um especialista em conformidade regulatória e ética dentro de uma organização. Sua função é garantir que a empresa esteja operando de acordo com as leis, regulamentações e padrões éticos aplicáveis.

Esses profissionais, que podem possuir diversas formações, como direito, contabilidade, ou até mesmo administração, enfrentam uma série de percalços durante a execução de seu trabalho, e nem sempre todos eles são de fácil solução. 

Neste artigo, compilamos 4 desafios que o profissional de compliance precisa lidar no seu cotidiano de trabalho. Confira!

Desafios Enfrentados

Dentre os inúmeros desafios enfrentados, escolhemos 4, nos baseando em 4 temas específicos, sendo eles os de filosofia organizacional, tomada de decisão, melhoria de projetos e obtenção de informações.

A seguir, apontaremos um item central para cada um desses temas.

1. Cultura Organizacional 

A cultura de uma empresa é a expressão mais clara do DNA organizacional, além de ser um fator determinante para o clima da empresa entre colaboradores. Justamente por essa força que exerce na filosofia da empresa, a cultura pode acabar por atrapalhar os trabalhos dos profissionais de compliance.

Dependendo da corporação em que estão, esses indivíduos podem se deparar com uma série de comportamentos antiéticos propagados pelos valores da empresa advindos da cultura, o que dificulta muito a implementação de programas eficientes de compliance, uma vez que esse tipo de procedimento tem forte dependência do comportamento dos colaboradores que se submeterão a ele.

A falta de espírito corporativo pode vir a ser um ente determinante no sucesso de políticas de compliance profissional. Quando a identidade corporativa não apresenta esse aspecto, o encarregado de cuidar das regulamentações da empresa se depara com uma questão que não envolve um comportamento corporativista, e sim uma mentalidade, o que torna tudo mais complexo.

2. Avaliação de risco eficiente

Umas das características que um profissional de compliance necessita é a capacidade de tomada de decisão. Isso implica numa análise assertiva dos riscos que cercam a organização, visando criar políticas reguladoras que façam sentido.

O desafio se encontra, no meio de tantos métodos de análise, como o SWOT ou due diligence, encontrar aquele que melhor explicite os riscos aos quais a empresa está exposta, possibilitando tomadas de decisão mais inteligentes e eficazes.

 

Pessoa escrevendo com projeção de dados sobre suas mãos

3. Atividades de controle 

Por vezes, nos deparamos com ótimos trabalhadores, capazes de criar programas de compliance incríveis. No entanto, por muitas vezes, esses indivíduos pecam em uma coisa: o controle

Inebriados pelo esforço e pela grandeza de seus projetos, esses profissionais não são capazes de perceber a importância de se utilizar parâmetros para mensurar o sucesso de seus planos, como KPIs. Dessa forma, também não conseguem criar bons planos de contingência, o que transforma bons projetos em programas deficitários do ponto de vista produtivo.

4. Fontes de dados 

Agora, chegamos talvez no ponto mais delicado. A fonte pela qual ocorre a extração de dados, seja lá quais eles forem, é de extrema relevância para um desempenho eficaz de um projeto de compliance. Ainda sim, vemos que a maioria dos fracassos relacionados a esses projetos acontece justamente na obtenção de insumos informacionais.

Isso ocorre pela falta de conhecimento técnico dos profissionais de compliance relacionado a redes de informação, Big data e ciência de dados, além da inaptidão em elaborar métodos de pesquisa interna, na própria empresa, que forneçam informações relevantes.

Em resumo, a especialização em determinadas habilidades não é o suficiente para abranger bons estratagemas, sendo a falta de determinadas hard skills fator decisivo no fracasso de alguns planos.

Como posso superar os desafios de compliance?

Pensando em todos esses desafios, a Cedro Technologies desenvolveu a plataforma de compliance e KYC Data Engine Cedro para agilizar a consulta e validação de dados. Com essa solução, sua equipe pode gerar relatórios completos em cerca de 5 segundos.

Ao invés de consultar diversas fontes individualmente, você compila resultados e parte para a fase de análise. Com o Data Engine, você foca no que realmente importa: a tomada de decisões.

Entre em contato com nosso time de especialistas clicando aqui e tenha muito mais recursos para as estratégias de compliance da sua equipe.

Recomendados para você

Pessoas em escritório analisando dados em tablet
Como atribuir valor ao seu negócio na era da transformação digital ...
Pessoa utilizando tablet com página do Google sendo exibida
Google API: entenda as principais funções ...
Pessoa utilizando computador
Como garantir a melhor experiência durante o onboarding de clientes ...