home Sem categoria 4 desafios que um profissional de compliance enfrenta hoje

4 desafios que um profissional de compliance enfrenta hoje

Nos últimos anos, principalmente num cenário político mais delicado e com os escândalos de corrupção que ainda geram conflitos para políticos e empresas, compliance está mais em evidência. Esse novo patamar é importante para a imagem e a conformidade legal da empresa, mas gera muitos desafios para um profissional de compliance.

Muitas empresas estão buscando se desvincular desses riscos e estão adotando práticas mais ricas de compliance e mais transparência nos processos.

Resumidamente, compliance é todo o trabalho de estar em conformidade com as normas internas, com as regulações e a legislação. Mais do que “seguir a lei” é um trabalho para garantir a ética, transparência e coerência no trabalho da instituição.

Importante para o cotidiano dos colaboradores da empresa, compliance também é fundamental para construir uma relação de confiança com seus clientes. A imagem pública de uma empresa está completamente ligada a essa questão. Por isso, esse trabalho atua na estruturação de uma base sólida de imagem positiva.

Mesmo que compliance traga diversos benefícios para qualquer negócio, isso não significa que é um trabalho fácil. Pelo contrário, a equipe responsável por esse mindset enfrenta muitos desafios diários para entregar todos esses resultados positivos.

Neste artigo, compilamos 4 desafios que o profissional de compliance precisa lidar no seu cotidiano de trabalho. Confira!

1. Cultura Organizacional 

A cultura organizacional é muito importante para o direcionamento de um negócio, no entanto, influencia bastante na aceitação ou bloqueio de novos processos. Por isso, pode ser um grande desafios para os profissionais de compliance.

Para mudar essa cultura, é preciso trabalhar com uma estratégia clara e alinhada com as habilidades de liderança para criar uma atmosfera positiva de compliance. Mais do que apenas a equipe responsável pela área, é preciso do engajamento da diretoria e de todos os colaboradores.

O fator humano é a base da organização, por isso é preciso que os colaboradores se sintam e sejam parte do processo de mudança, pois isso também influencia na forma como trabalham. A comunicação e os treinamentos são fundamentais para estimular esse engajamento. É preciso que todos entendam o que é uma violação, quais são as consequências, quais são os novos padrões que vão direcionar a atuação da empresa e porque isso é importante tanto para ele enquanto colaborador e para a empresa como um todo.

2. Avaliação de risco eficiente 

Com o olhar do poder público mais voltado para a prevenção de fraudes, ainda mais no cenário digital, as legislações e regulamentações passam a exigir mais das empresas. Esse processo também aumenta as expectativas dos clientes, que esperam também mais garantias e seguranças.

Por isso, profissionais de compliance precisam conhecer a fundo todos os riscos de conformidade envolvidos nas transações feitas no negócio. É preciso avaliar aspectos legais, operacionais, financeiros, reputacionais, entre outros, e trabalhar para que a empresa não sofra perdas.

A capacitação, o conhecimento e a prática são fundamentais para um profissional completo entender todos os riscos que passam por todos os setores de uma organização.

3. Atividades de controle 

Para garantir a eficiência e eficácia da estratégia de compliance adotada na sua empresa, é preciso estabelecer mecanismos de controle para manter a conformidade.

Por isso, desde a contratação de um novo funcionário até a entrada de um novo cliente, é preciso aplicar atividades para monitorar quaisquer alterações nas normas estabelecidas internamente e exigida pelos órgãos de regulamentação.

4. Fontes de dados 

O acesso a fonte de dados é muito importante para o trabalho de compliance. No entanto, cada provedor costuma compilar um conjunto específico de informações, o que exige que a equipe tenha que gastar muito tempo abrindo e consultando diversos locais diferentes para compilar as informações. A etapa de análise e tomada de decisões acaba ficando comprometida.

É preciso encontrar maneiras de acelerar esse processo, acessar todas as suas fontes de única plataforma, gerar relatórios rapidamente e focar no que realmente importa para o seu negócio: a tomada de decisões embasada em dados.
Conte com o Data Engine para apoio nas suas estratégias de compliance
Como podemos observar, o trabalho de compliance possui diversos desafios. Por isso, ferramentas que conseguem agilizar e oferecer mais recursos para essa atividade.

Pensando nisso, a Cedro Technologies desenvolveu a plataforma de compliance e KYC Data Engine para agilizar a consulta e validação de dados. Com essa solução, sua equipe pode gerar relatórios completos em cerca de 5 segundos.

Em vez de consultar diversas fontes individualmente, compilar resultados e depois partir para a fase de análise, com o Data Engine, você foca no que realmente importa: a tomada de decisões.

Entre em contato com nosso time de especialistas clicando aqui e tenha muito mais recursos para suas estratégias de compliance da sua equipe. 

Gostou? Compartilhe:

Leonardo Parreira Santos

Leonardo Parreira Santos

Head e Product Owner da plataforma de Abertura de Conta Digital e da plataforma Data Engine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *