home Sem categoria 15 palestras do TED Talks que todo C-level precisa assistir

15 palestras do TED Talks que todo C-level precisa assistir

O Ted Talks é uma excelente plataforma para conhecer e compartilhar ideias de todo o mundo. Abordando os mais diversos temas, profissionais, artistas e influenciadores compartilham seus estudos, visões e análises de forma sintetizada e atrativa.

C-levels e diretores de qualquer área buscam a inovação, lidando com grandes negócios e procurando equilibrar os aspectos profissionais com a vida pessoal. Neste artigo, selecionamos 15 palestras do TED Talks com reflexões necessárias para aqueles que ocupam esses cargos. Continue a leitura!

1. Por que fazemos o que fazemos?

Para uma equipe, motivação é um dos recursos mais valiosos. Esse é um desafio constante para C-level. O renomado coach Tony Robins fala sobre o que leva um indivíduo à ação, as alavancas psicológicas que ele denomina “força invisível”. 

2. O segredo feliz para trabalhar melhor

A felicidade pode ser um conceito abstrato demais, mas ainda é o que todos buscam, no final das contas. Mas qual a relação de causa e efeito entre felicidade e trabalho? Os profissionais que são produtivos se sentem realizados e, por isso, conseguem alcançar a felicidade? Para o psicólogo e CEO da Good Think, Shawn Anchor, a lógica é oposta: alegria e bem-estar é que estimulam colaboradores a serem mais produtivos. Veja como entender e conciliar rendimento no trabalho e felicidade.

3. Como abordar a diversidade a inclusão no local de trabalho

Diversidade parece que é visto ainda como um assunto polêmico em muitas empresas, mas não precisa ser. A discussão pode ser muito mais ampla. Como ter um ambiente criativo se a maioria dos seus colaboradores possui um background muito similar. Incluir pessoas de diversas raças, sexualidade, gênero e condições físicas têm muito o que acrescentar aos negócios. Janet Stovall compartilha sua visão para criar um plano de ação nos locais de trabalho para que as pessoas se sintam mais seguras e autênticas. 

 

4. A mente por trás de Tesla, SpaceX, SolarCity…

O empresário Elon Musk é conhecido por ser fundador do PayPal, da Tesla Motors e da Space X. Nessa conversa com o curador do TED, Chris Anderson, ele conta um pouco mais dos seus projetos visionários (muitos que já estão em andamento) como carros elétricos comercializados em massa, locação de energia solar e até um foguete completamente reutilizável. 

5. Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir

Para Julian Treasure, pesquisador e autor do livro “Sound Business”, a comunicação humana pode sofrer tantas interferências que às vezes parece impossível se fazer entender. Por isso, é comum que tenhamos a sensação de não sermos ouvidos enquanto falamos. Nesse Ted Talks, ele explica como você pode se expressar oralmente para ser mais chamativo e persuasivo. Veja as suas dicas para falar em público com mais confiança e pratique os exercícios vocais que ele propõe. 

6.  Por que bons líderes fazem você se sentir seguro

O que faz de alguém um grande líder? Essa é a reflexão que consultor e escritor Simon Sinek faz. Ele sugere que um grande líder é aquele que faz seus colaboradores se sentirem seguros, em que o trabalho é realizado num círculo de confiança. No entanto, para criar confiança e segurança, ainda mais numa economia desigual, é preciso que o líder assuma uma grande responsabilidade.

7. A poderosa revelação pelo derrame

Jill Bolte Taylor conta um pouco sobre a sua experiência com um derrame. Em 1996, a neurocientista mudou o modo como percebia a vida. No seu lado esquerdo do cérebro, a parte racional e metódica, uma veia explodiu. Nas horas seguintes, apenas seu lado direito, que é emotivo e perceptivo, funcionou sozinho. Após sobreviver a essa situação, ela viu no acontecimento uma viu uma oportunidade de pesquisa rara: uma cientista pesquisando o seu próprio cérebro. Essa história incrível nos ajuda a refletir sobre nós mesmos enquanto sujeitos e nossa relação com o mundo. 

 

8. Como inteligência artificial pode salvar a humanidade

A inteligência artificial está transformando o nosso mundo, mais ainda há muito a ser descoberto e feito para aproximar a tecnologia da experiência humana. Nessa palestra, o especialista em tecnologia Kai-Fu Lee conta como a China e os Estados Unidos estão fazendo grandes descobertas na área, revolucionando o aprendizado. Ele reflete como os seres humanos podem prosperar nessa era tecnológica cultivando a criatividade e a compaixão – liberando as pessoas do trabalho rotineiro e fazendo nos lembrar do que é que nos torna humanos.

9. As percepções humanas que faltam no big data

Investir em big data pode até ser fácil, mas usá-lo é muito difícil. Mesmo com a quantidade de dados disponíveis sem precedentes, por que tantas empresas tomam decisões ruins? Essa é a reflexão de Tricia Wang faz. Com histórias da Nokia à Netflix e aos oráculos da Grécia antiga, ela desmistifica o que é big data, mostrando como identificar as armadilhas e sugere que também se concentrem em “trick data” (percepções preciosas e não quantificáveis de pessoas reais) para tomar decisões corretas e prosperar nos negócios.

10. A maior razão pela qual startups obtêm sucesso


Bill Gross é um investidor e empresário que fundou várias startups e incubou muitas outras. Nessa palestra, ele reflete sobre porque algumas obtiveram sucesso e outras não conseguiram. Com dados de centenas de empresas relacionadas a ele e de informações de outras pessoas, ele classificou cada uma em cinco fatores-chave. A partir disso, para sua própria surpresa, descobriu que um desses fatores se destacava dos demais.

11. Como algoritmos moldam nosso mundo

Com o mundo cada vez mais digital, nós vivemos num mundo comandado por algoritmos. Muitas decisões que tomamos no dia a dia são na verdade decisões feitas a partir de programas de computadores. Nessa palestra, o especialista Kevin Slavin mostra como os algoritmos modernos estão determinando o processo das ações, as táticas de espionagem e até os filmes que assistimos. Ele questiona quando começamos a perder o controle se deixamos que algoritmos complexos tomem nossas decisões cotidianas. 

12. Como a linguagem modela a nossa forma de pensar

A cientista cognitiva Lera Boroditsky compartilha como as linguagens moldam nossa realidade e nossa noção de mundo. Existem 7 mil idiomas falados em todo o mundo. Cada um possui seus próprios sons, vocabulários e estruturas. A partir disso, ela exemplifica várias situações que possuem sentidos muitos mais complexos em outras línguas, como de uma comunidade aborígene da Austrália e do russo. A flexibilidade humana criou infinitos universos cognitivos.

13. Como fazer do estresse um amigo

 

A psicóloga Kelly McGonigal fala sobre o estresse. Muitas pessoas sentem os sintomas como coração acelerado, respiração mais intensa e suor. Essa sensação, comum e frequente para os empreendedores, pode ser ruim se você acredita que é negativo. Isso é o que revela uma pesquisa apresentada por ela. Mesmo que tenha se tornado um problema de saúde pública, ela mostra como mudar a situação e enxergar de uma maneira positiva. 

14. Por que trabalhar em casa é bom para os negócios

O trabalho remoto, ou home office, continua a se popularizar e traz inúmeras vantagens para as empresas. Essa é a discussão apresentada por Matt Mullenweg, cofundador da WordPress e CRO da Automattic. Com sua força de trabalho 100% distribuída, com colaboradores de diferentes cidades, fusos horários e países, ele compartilha suas experiências como líder nesse modelo de trabalho. 

15. Sabedoria radical para uma empresa, uma escola, uma vida

O CEO da Semco, o brasileiro Ricardo Semler, busca apresentar suas ideias de como gerenciar uma empresa quase sem regras. Uma ideia radical que repensa todo o processo corporativo mais democrático que recompensa a sabedoria dos funcionários. O foco deve ser promover um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 

 

De quais palestras você mais gostou? Conhece alguma outra que considera interessante para C-levels? Conte para a gente nos comentários! 

Gostou? Compartilhe:

Gabriel Rodrigues Alves Santos

Gabriel Rodrigues Alves Santos

Analista de Marketing na Cedro Technologies. Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).