home Sem categoria 10 linguagens de programação mais usadas no mercado de tecnologia

10 linguagens de programação mais usadas no mercado de tecnologia

O mercado de trabalho está buscando cada vez mais por profissionais com conhecimento de linguagens de programação. Como o acesso à tecnologia está mais facilitado, é comum que mais pessoas se interessem pela área, ainda mais considerando uma remuneração mais atrativa. Acompanhe neste artigo um compilado das linguagens de programação mais usadas em 2019 pelo mercado.

Depois, não deixe de acompanhar diversos materiais e livros gratuitos na nossa área de Ebooks.

O que são as linguagens de programação?

Linguagens de programação são conhecimentos escritos e formais que seguem um conjunto de instruções e regras para o desenvolvimento de softwares. Esses programas podem ser utilizados para serem executados em um computador (desktop), dispositivo mobile, equipamento que utiliza IoT ou qualquer outro que possibilite sua execução.

Na prática, programar é escrever um texto seguindo as características de determinada linguagem de programação, o código propriamente dito, que será transformado em um software.

Esse código é lido pelo hardware e é interpretado como um software. No entanto, outros profissionais que conhecem a linguagem de programação utilizada podem ler esse código e entender o que está sendo feito.

Muitas linguagens de programação utilizam palavras e expressões do inglês. Por isso, quem domina esse idioma consegue identificar e ler o código com com mais facilidade.

Carreiras de programação

Programadores ou desenvolvedores são profissões muito procuradas pelo mercado de trabalho e possuem boa remuneração. Para quem está começando a se inteirar dessa área ou realizando um curso superior relacionado à tecnologia, existem muitas dúvidas sobre quais linguagens devem ser aprendidas.

Existem muitos critérios envolvidos na escolha das linguagens de programação a qual um profissional pode se dedicar. Veja alguns deles:

  • mais requisitadas pelo mercado,
  • com demandas contínuas,
  • mais escassas e melhor remuneradas,
  • quais problemas resolvem e as soluções que apresentam,
  • entre tantos outros critérios.

É preciso ponderar o que melhor se aplica aos seus interesses profissionais e entender a lógica de programação, antes de aprender determinada linguagem.

10 razões pelas quais você deveria estudar computação, mesmo que não trabalhe na área, por Leonardo Reis, CEO da Cedro Technologies.

Qual é a profissão do futuro? Querer definir uma carreira ou uma profissão como resposta a esta pergunta seria uma enorme pretensão. Isto porque há diversas demandas crescentes de trabalho no mundo e também pelo fato de que as pessoas possuem personalidades, pensamentos e sonhos diferentes.

Como escolher uma profissão, seja acadêmica ou de mercado, que nos possibilite nos sentirmos úteis? Como optar por algo que permita contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade, de pessoas e de um ecossistema? O que eu posso estudar que irá melhorar o meu raciocínio lógico?

  1. Cidadão do mundo. Esta é uma expressão que aprendi com o prof. Marcelo Rodrigues ainda durante a graduação. Mas por que Cidadão do Mundo? Se você sabe computação, você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo. Isto não acontece com as demais profissões como ser médico, dentista, advogado ou engenheiro civil, que embora você possa exercer lá fora, as validações são necessárias. Já na computação você pode simplesmente sair do Brasil e desembarcar em qualquer lugar do mundo e começar a trabalhar no dia seguinte, isto caso você queira sair do Brasil, pois senão você poderia trabalhar remotamente. Em várias outras profissões quando você decide sair de seu país, você acaba tendo que trabalhar em outras atividades diferentes daquelas que você se preparou.

Leia as demais razões diretamente neste artigo.

 

Linguagens de programação mais utilizadas pelo mercado

Confira a lista de linguagens de programação mais usadas pelos programadores, de acordo com os dados coletados em 2018 pela pesquisa anual do site Stack Overflow. A lista das linguagens de programação mais usadas abaixo foi publicada conforme a pesquisa:

10. TypeScript

TypeScript é tido como um superconjunto de JavaScript (que figura numa posição mais alta, nesta mesma lista). Desenvolvida pela Microsoft, essa linguagem adiciona tipagem e alguns outros recursos. Oferecendo uma forma de corrigir ou contornar esses problemas, os arquivos gerados podem facilmente serem convertidos de .ts para .js.

9. C

A linguagem de programação C pode ser utilizada para diversos projetos como o desenvolvimento de sistemas operacionais e compiladores. Além disso, possui diversas variações e muitas outras linguagens que compartilham das mesmas sintaxes criadas pela C.

8. C++

Em oitavo lugar na lista, C++ é uma linguagem de programação bastante popular, até por ser uma das variações da linguagem C. É muito utilizada para o desenvolvimento de softwares mais robustos, com aplicações que fazem integrações entre servidores.

7. PHP

A linguagem PHP é usada principalmente para aplicações web. Com ela, é possível incluir mais funcionalidades em uma página, o que normalmente é mais do que HTML consegue manter. Também é útil para a integração entre banco de dados MySQL e as páginas dos sites.

6. C#

C# também é uma outra variação da linguagem C bastante utilizada pelos profissionais no mercado. É uma linguagem de programação mais complexa de aprender e a área de desenvolvimento de games é a que mais solicita a aplicação desses códigos.

5. Python

Python têm subido nos ranqueamentos. No relatório de 2018, já consta a frente de C# na pesquisa feita pelo Stack Overflow, no ano anterior já havia ultrapassado PHP. Essa linguagem de programação é considerada de fácil aprendizado e está se tornando cada vez mais popular, mesmo já estando no mercado há bastante tempo. É muito utilizado para desenvolvimento web e machine learning e é um dos códigos de mais fácil leitura.

4. Bash/Shell

Bash/Shell é uma linguagem de programação que funciona como um interpretador de comandos de linha. Com ela é possível fazer uma interpretação mais complexa de comandos. É utilizada na construção de softwares que auxiliam na administração de sistemas, para automatizar tarefas cotidianas.

3. Java

Java também está subindo nos índices de popularidade de linguagem. Ela é utilizada para a criação de aplicativos Android, o sistema operacional mais presente nos aparelhos móveis. Além disso, entre seus pontos positivos estão a escalabilidade, sua adaptação com o crescimento de utilizações do software e a retrocompatibilidade. Uma versão antiga do código continua sendo reconhecida por versões mais recentes.

2. SQL

SQL é o padrão para a manipulação de bancos de dados através de SGBDs (sistema de gerenciamento). Com essa linguagem, é possível realizar diversas tarefas como criar arquivos no banco de dados, consultar informações, inserir e alterar registros, gerenciar acesso de usuários, entre outros fatores.

1. JavaScript

JavaScript está em primeiro lugar na lista do Stack Overflow há seis edições! Essa linguagem de programação é utilizada de maneira ampla para aplicações web e tem ganhado espaço tanto no desktop, como no mobile. É bastante utilizado para criar interatividade. Mesmo sendo uma linguagem um pouco mais antiga em comparação com a maioria, ainda é bastante requisitada por sua simplicidade.

Outras tipos de linguagens de programação também bastante usadas

Mesmo não sendo classificadas exatamente linguagens de programação, outras linguagens também figuram na pesquisa feita pelo Stack Overflow – por serem extremamente populares e muito utilizadas, principalmente para páginas web.

Originalmente, ocupavam as terceira e segunda posições, mas separamos para deixar claro que não são linguagens de programação. Confira quais são:

CSS

CSS é uma linguagem que permite a definição de estilos e é utilizada para definir o layout e apresentação de páginas da internet, em complemento a outras linguagens como HTML. Sua principal vantagem é fazer a separação entre o formato (a aparência) e o conteúdo.

HTML

A base da internet é construída com a linguagem HTML. Ela é utilizada para o desenvolvimento de sites e é de fácil compreensão, tanto humana quanto de máquinas (como os bots dos mecanismos de buscas que percorrem a web para indexação de sites).

Muitas outras linguagens de programação usadas pelo mercado e todo o mundo:

Além dessas citadas, existem muitas outras linguagens de programação como: Ruby, Swift, Assembly, Go, Objective-C, R, Perl, entre tantas outras.

A Cedro Technologies conta com uma fábrica de softwares com profissionais especializados em diferentes áreas e linguagens, para oferecer uma solução diversificada no desenvolvimento de soluções de acordo com a demanda de nossos clientes. Você pode acompanhar artigos técnicos sobre linguagens e aplicações produzidos pelos nossos profissionais no Blog da Cedro.

Outros artigos que você possa se interessar:

Gostou? Compartilhe:

Gabriel Rodrigues Alves Santos

Gabriel Rodrigues Alves Santos

Analista de Marketing na Cedro Technologies. Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).