Os 10 erros de traders que todo iniciante deve evitar

Bruno Zago

10 maio 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:26

Mulher utilizando computador exibindo gráfico de ações

Sucesso profissional, independência financeira, poder trabalhar de qualquer lugar do mundo recebendo altos lucros financeiros. Ser capaz de realizar os maiores desejos que o dinheiro pode comprar faz parte da lista dos sonhos de boa parte da população.

Pensando nisso, algumas pessoas se aventuram no mercado financeiro e, principalmente no início, alimentam ilusões de dinheiro fácil e rentabilidade instantânea. Muitas vezes abandonam seus empregos atuais, investindo todo patrimônio para, em pouco tempo, acharem que cometeram um erro.

Mas a questão não está exatamente no mercado financeiro ou na profissão de trader. O erro ou os erros aconteceram ao longo da jornada do trader iniciante. Alguns equívocos podem e devem ser evitados principalmente se você estiver no início do processo de construção dessa profissão.

Além de evitar as fórmulas mirabolantes de sucesso, o estudo, a disciplina, muita paciência, atenção e resiliência devem fazer parte do pacote de construção do trader de sucesso.

Se você quer saber quais são os principais erros de traders iniciantes e aprender a evitá-los, então leia esse artigo até o final.

Boa leitura!

Tenha consistência evitando os principais erros de traders iniciantes

Diariamente surgem novos day traders e investidores de longo prazo. É comum, quando alguém inicia essa jornada, repetir continuamente alguns equívocos e crenças perigosas que ao longo do tempo podem prejudicar a pessoa mentalmente, fisicamente e claro, financeiramente.

Ser um trader profissional significa ter a condição de fazer a leitura do mercado financeiro lidando com volumes de dinheiro, ao mesmo tempo em que enfrenta a parte emocional. Detalhe: tanto o mercado quanto o emocional oscilam.

Para conquistar a autoridade no assunto, atingir objetivos e quem sabe virar um dos grandes nomes do mercado é preciso unir um pacote de predicados que, com o tempo, vão fazer você alcançar suas metas.

Estudar muito sobre o mercado financeiro é o primeiro passo e nunca se deve achar que já aprendeu tudo.
E nesse ramo, a expressão “paciência é uma virtude”, deve servir como um mantra insubstituível.

Erros de traders que podem quebrar a banca

Veja agora alguns dos erros de traders mais praticados principalmente por quem está começando e descubra como dicas simples aplicadas ao seu gerenciamento podem fazer você obter consistência e sucesso em suas operações.

1. Acreditar em dinheiro fácil

Histórias de sucesso financeiro com operadores trabalhando à beira de uma praia paradisíaca podem gerar tanto fascínio nas pessoas, que muitos não percebem todo o percurso caminhado por quem já alcançou a rentabilidade financeira. No mercado financeiro não existe mágica.

Achar que vai resolver a vida em poucos dias ou semanas é um dos pecados capitais de quem entra no mercado financeiro. Saiba que apenas 5% dos investidores têm bom desempenho. Ou seja, fácil não é.

Dica: não opere para salvar sua vida financeira. Não funciona assim. Você precisa ter a tranquilidade de dispor de uma reserva financeira que dê suporte aos seus principais gastos e aos contratempos do mercado. E jamais largue seu emprego logo no começo, mesmo com bons resultados iniciais.

Promessas de lucros irreais vistas em redes sociais, por exemplo, além de enganosas, podem ser crimes.

2. Pular etapas

Cada etapa de sua jornada vai fazer algum sentido lá na frente. Muitos operadores acham que as plataformas de treinamento são desnecessárias e vão entusiasmados diretamente para a boca do dragão.

Dica: estude bastante primeiro, estabeleça uma estratégia, vire especialista nessa estratégia, use as plataformas de treinamento. Somente depois comece a operar no mercado real.

3. Acreditar que existe estratégia infalível

Imagine esse exemplo: sua estratégia consiste na análise de candlestick, você ganhou algumas vezes, mas após uma derrota resolveu mudar tudo. Perder faz parte e ninguém é imbatível, nenhuma fórmula é infalível. Cuidado com alterações frequentes de estratégia ou mesmo com o desencanto de uma boa.

Dica: você estudou, montou uma estratégia, praticou, então não há porque ficar mudando de programação a cada derrota. Porque as derrotas vão acontecer ao longo do trajeto, mas você vai lucrar no final do percurso, desde que concilie seu planejamento com uma gestão de risco.

4. Não ter uma gestão de risco

Muitos traders não sabem o momento de parar. Quando ganham ou quando perdem, simplesmente seguem operando até perderem muito (ou tudo). Ou dobram suas entradas para compensar derrotas anteriores.

Dica: ser capaz de controlar emoções e seus recursos financeiros é ótimo para evitar crises em dias de perda. Planeje o quanto você pode perder em relação a quanto pode ganhar. Estabeleça um limite para ambos por meio do gerenciamento de risco.

5. Achar que deve investir todos os dias

O mercado é volátil, existem notícias do mercado, feriados e até mesmo guerras que fazem bolsas oscilarem. Tudo isso pode gerar impacto seja nas ações, forex, criptomoedas ou opções binárias.

Recentemente o erro de um operador gerou prejuízo de bilhões nas bolsas europeias. Independente do tipo de trader, muitos acham que devem realizar operações diárias. Esse é mais um dos erros dos traders mais prejudiciais.

Dica: você também está operando quando não opera. Saber analisar o gráfico e não agir porque o dia era arriscado é uma forma de evitar derrotas. E isso também é operar.

 

6. Começar na conta real

Um dos erros de traders bastante comum é querer começar com dinheiro de verdade na conta real.

Dica: calma, tudo tem seu tempo, aprenda nas plataformas de treinamento até ter bastante confiança.

7. Indisciplina e impaciência

Deixar de seguir o que foi proposto pelo próprio investidor é um dos erros de traders mais recorrentes. Além disso, a falta de paciência é um perigo para o sucesso.

Dica: você viu a importância do planejamento para evitar prejuízos. Nada adianta planejar e não executar ou fazer alterações a cada nova derrota. Estabeleça filtros de análise para saber o momento correto de investir e use-os. Sem pressa para “se livrar” do trabalho. Faça o certo e na hora certa.

8. Operar grandes quantias

Se você entrar com tudo e perder, você perdeu tudo. Essa ânsia de ganhar muito é um dos piores erros de traders.

Dica: Foque na consistência para lucrar. Claro, você realmente pode ganhar muito em uma só tacada. Mas também pode ficar sem nada. Ganhar pouco quase sempre é muito mais rentável do que ganhar muito uma única vez ou pior, perder tudo.

9. Não cuidar da própria saúde física e mental

A profissão de trader lida diretamente com o emocional. É como estar na corda bamba diariamente e isso pode ter um preço alto. Em algum momento seu corpo e sua mente podem colapsar se você não cuidar de si mesmo. A descarga de adrenalina recebida durante as análises e principalmente em dias de perda podem em curto tempo afetar seu estado físico e emocional.

Dica: realizar exercícios regulares e cuidar da alimentação podem fazer diferença na sua atuação no mercado. Mente sã em corpo são.

10. Antes de investir dinheiro, invista em conhecimento

E evite viver de extremos. Ganhar ou perder faz parte da profissão. Controle a euforia das vitórias e os momentos de tristeza nas perdas. Além disso, estude!

Se você pretende começar ou ainda está iniciando na profissão de trader, então procure investir em conhecimento sobre o mercado. Apenas assim você terá uma base técnica e consequentemente mais confiança para operar em qualquer modalidade de investimentos.

Agora que você aprendeu a evitar os principais erros de traders, conheça ainda mais sobre a profissão de trader e o mercado financeiro.

Recomendados para você

Telas de exibição de dados Fast Trade
Home Broker Bovespa c/ Fast Trade ...
Tela com gráficos de valor de ações em candle
Como investir em ações e futuros? ...
Projeto arquitetônico de um edifício
Crystal Data Feed: solução para distribuição de Market Data ...