Transformação digital: sua empresa está realmente preparada?

Rogério Marques

01 novembro 2016 - 17:24 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46

Mulheres utilizado celular em mesa de escritório

Na mesma velocidade em que as locadoras de filmes foram atropeladas pelo Netflix, as empresas com conceitos tradicionais estão fadadas ao fracasso caso não entrem na onda da transformação digital.

Afinal, a realidade cobra inovações que agilizam os processos, facilitando a vida dos clientes e que estreite a comunicação com fornecedores. É a velocidade das informações, como aconteceu no desenvolvimento de aplicativos para vários setores da sociedade, das instituições financeiras aos táxis, passando pelas empresas aéreas e hotéis.

Transformação digital

Primeiramente, um dos pré-requisitos para uma empresa entrar nesta onda vai muito além do que o posicionamento digital. É preciso automatizar todos os processos produtivos, criando valor e receita por meio do incremento na rapidez das informações.

Ou seja, é um fundamento que supera o e-commerce pelo fato de transformar aspectos físicos em bits, criando uma atmosfera de mobilidade de todos os dados referentes às estatísticas da corporação, das operações ao financeiro, passando pela linha de produção e pelo gerenciamento de novos clientes.

Trata-se de uma estratégia de negócio que deve ser priorizada por meio de investimentos em tecnologia de ponta e profissionais capacitados.

Para você ficar por dentro de algumas ações que podem ser adotadas em sua empresa, vamos mostrar de que maneira você pode começar esta transformação digital.

Investimentos imprescindíveis

A primeira dica é tornar o departamento de TI um dos principais setores de inovação dentro da empresa. Um dos grandes erros de muitas empresas é valorizar os profissionais de TI apenas como úteis nas soluções de demandas operacionais.

Saiba que profissionais capacitados e que tenham espaço para criar, com um ambiente propício dentro da corporação, podem desenvolver aplicativos muito úteis assim como encontrar soluções digitais que farão a diferença no dia a dia.

A sintonia com as novas tecnologias, como Big Data, Cloud computing, impressoras 3D, e uma boa equipe de marketing digital para ganhar posicionamento na Internet são fundamentais na busca pelo sucesso. Entretanto, é preciso motivar os colaboradores a sempre se atualizarem, como veremos a seguir.

Incentive as capacitações

Como o conhecimento anda junto com a evolução tecnológica, é preciso melhorar as possibilidades dos funcionários se atualizarem para acompanharem as novas tendências da transformação digital.

Para isso, incentivar a participação em cursos na área de tecnologia ou seminários e workshops agrega valor ao seu negócio. Afinal, novas ideias surgirão, sem falar no aprendizado por meio da observação de modelos que estejam dando certo no mercado digital. Investir na capacitação traz bons resultados.

Mas antes de começar qualquer mudança dentro da sua empresa, um requisito é primordial: o conhecimento de todos os processos.

Conheça profundamente os processos

O crescimento empresarial dentro da transformação digital é uma realidade desde que haja o devido conhecimento dos processos produtivos.

Quanto mais perto você estiver da rotina dos diferentes segmentos, tendo informações bem apuradas, mais fácil ficará a implantação de softwares ou aplicativos. Prepare a sua equipe e planeje bens as ações para não escorregar antes mesmo da chegada dos primeiros resultados.

Como a transformação digital também passa pela conectividade com as redes sociais, que tal você seguir a gente?

Recomendados para você

Homem conversando com mulher analisando dados
Inovação tecnológica: saiba porquê ela é fundamental na sua empresa ...
Imagem de pessoas analisando tendências em um computador
5 tendências digitais que corretoras e seguradoras devem acompanhar ...
Entenda o valor dos influenciadores digitais para as gerações Y e Z ...