Quais as métricas utilizadas para viabilizar um projeto de TI?

Rogério Marques

18 janeiro 2016 - 16:52 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:34

Desenho de Tablet exibindo gráficos

Todo projeto de TI faz uso de métricas para medir o desempenho dos times envolvidos nas operações e o potencial retorno financeiro causado pelas melhorias. Nesse cenário, dois indicadores se destacam.

O TCO (Total Cost of Ownership, ou custo total de propriedade, em tradução livre) é utilizado para medir os custos envolvidos diretamente ou indiretamente à compra de todo investimento importante. Já o ROI (Return On Investment, ou retorno sobre o investimento) permite que uma companhia possa medir o tempo necessário para obter o retorno financeiro diante de um novo projeto.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre cada uma e como elas estão relacionadas a um projeto de TI, leia nosso texto de hoje!

Por que acompanhar o TCO?

O TCO permite que empresas estimem todos os custos relacionados a compra e manutenção de um produto, software ou equipamento. Feito corretamente, ele servirá como uma maneira eficiente para que um gestor consiga definir se um projeto novo ou investimento valerá a pena no longo prazo. Unindo custos de manutenção, de treinamentos, possíveis reparos por falhas e até os prejuízos causados em casos de perdas de produção, uma empresa poderá tomar medidas com mais segurança.

O Custo Total de Propriedade torna companhias mais competitivas frente aos seus concorrentes. Ela é uma maneira simples e prática de gestores avaliarem se uma nova tecnologia terá um impacto realmente positivo no longo prazo. Em um cenário onde a tecnologia passou a ser uma impulsionadora de novos negócios, saber investir em TI pode ser a chave do sucesso de diversas companhias.

ROI em TI: auxiliando projetos de sucesso

O ROI é um indicador que busca aferir o tempo necessário para uma companhia recuperar as cifras investidas em um novo projeto. Em alguns casos, ele também pode ser adaptado para identificar o potencial de um novo gasto tornar-se lucro. Entretanto, nem sempre um ROI positivo indica que um novo projeto vale a pena.

Gestores de TI precisam ter em mente que o ROI em TI não é capaz de aferir todos os benefícios que a tecnologia pode proporcionar para uma empresa. Como a TI se trata de uma ferramenta que possibilita o aumento da produtividade de funcionários, desenvolvimento de novas estratégias de negócios e abordagens mais humanas para as inovações da área. Nesse cenário, o passo mais importante para o correto cálculo do ROI em TI é definir qual tipo de objetivo que o projeto novo possui (aumento de produtividade, melhoria da qualidade de vida em ambiente corporativo, etc).

Assim, o ROI poderá ser avaliado corretamente. Em alguns casos, mesmo que um novo sistema ou equipamento tenha um ROI ruim, ele pode acabar sendo um bom gasto. Isso está relacionado, principalmente, à compras de soluções que melhoram a qualidade de vida de funcionários, a sua produtividade ou a forma como trabalham.

Indicadores que tornam companhias mais competitivas

Nas últimas décadas, a concorrência entre empresas tornou-se mais forte. Na era da informação, a tecnologia deixou de ser apenas um caro investimento que permite o aumento da produtividade de colaboradores e redução de custos. Hoje ela passou a ser uma área para quem procura aumentar a qualidade da prestação de serviços para parceiros estratégicos e clientes em potencial.

Nesse cenário, saber investir em novas tecnologias pode ser a chave para o sucesso de diversas empresas. Para que isso possa ser feito sem grandes problemas, uma boa maneira é unir o ROI com o TCO. Assim, gestores podem avaliar melhor o potencial de suas empreitadas tecnológicas e definirem a melhor abordagem para a criação de novas soluções em TI.

E você, já faz uso de métricas no seu dia a dia? Compartilhe conosco!

Recomendados para você

Pessoas em ambiente de escritório interagindo umas com as outras
Sete metas que todo gestor de projetos deveria desejar cumprir ...
Aparelhos representando estrutura de TI
Saiba como melhorar a estrutura de TI da sua empresa ...
Tela de computador com ícones de upload para o cloud na frente
TI como serviço: do desenvolvimento ao consumo ...