Tecnologia aumenta a produtividade dos corretores de seguros

Rogério Marques

09 setembro 2016 - 13:50 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43

Pessoas em mesa de escritório analisando projetos em folha

Os corretores de seguros formam, no Brasil, um contingente de aproximadamente 70 mil profissionais, com a grande maioria focada no segmento de seguros de veículos, obviamente por se tratar de um produto demandado pelo mercado.

Ferramentas e tecnologias aumentam a produtividade dos corretores

Atualmente, já existem ferramentas e tecnologias que aumentam muito a produtividade dos corretores. Um exemplo disto, são os multi cálculos que possibilitam em poucos minutos realizar a cotação de seguro de um carro em várias seguradoras como a SeguroLink, desde que as informações estejam completas.

Muitos corretores param de crescer conforme a carteira de clientes aumenta, pelo fato de ficarem absorvidos em atividades operacionais como endossos, sinistros e cobrança de parcelas atrasadas que comprometem o tempo de prospecção de novos clientes. Esse avanço só foi possível porque as seguradoras perceberam que apesar da comparação de preços ficar mais fácil, o consumidor final não é orientado somente por essa variável, principalmente se o segurado já teve necessidade de acionar o seguro.

Quando o seguro é contratado, o cliente compra, na verdade, uma expectativa de produto que só será verdadeiramente consumido se ocorrer o evento que ele busca proteger e é neste momento que a qualidade do produto é avaliada e questões como o atendimento do call center, prazo na análise do sinistro e valores de indenização são analisados e influenciam decisivamente a renovação ou contratação de um novo produto na seguradora.

Novo comportamento do consumidor influencia o avanço tecnológico

Nesse processo de avanço tecnológico, um fato importante a considerar é o comportamento do consumidor que deseja cada vez mais usar seus smartphones para cotar, contratar e pagar produtos. E os seguros não ficam fora dessa tendência.

Podemos citar algumas iniciativas aqui no Brasil, como é o caso da Argo Seguros que possui um site responsivo que facilita a visualização em celulares e tablets, onde profissionais liberais podem contratar seguro de responsabilidade profissional rapidamente ou ainda a Porto Seguro, que permite a contratação de seguro viagem em poucos passos.

A demanda por desenvolvimento de aplicativos móveis está aquecida entre as seguradoras que também percebem uma oportunidade de redução de custos, como o de inspeção, permitindo que o processo de aceitação de seguros patrimoniais de valores menores seja iniciado pelo cliente que envia foto do bem a ser protegido para avaliação de risco da seguradora ou ainda transferindo a solicitação de serviços de assistência (troca de pneu, guincho, bateria) para o app, diminuindo o atendimento por call center.

Segundo a aceleradora de fintechs VentureClash, os investimentos em insurtechs, empresas do ecossistema de seguros apoiadas em tecnologia, saíram de 800 milhões em 2014 para 2,6 bilhões de dólares em 2015. E somente no primeiro trimestre de 2016, 45 insurtechs movimentaram 650 milhões de dólares em investimentos.

No Brasil, algumas fintechs começam a perceber o valor agregado que pode existir integrando seguros na oferta de serviços financeiros. Afinal, a proteção também é uma forma de reter investimentos.

A Cedro Technologies atua no Brasil apoiando esse processo de integração de Fintechs e Insurtechs nas instituições financeiras e seguradoras através do conceito de Open API permitindo o desenvolvimento de soluções inovadoras pelas startups com escala, segurança e base analítica.

O novo comportamento do consumidor exige atendimento personalizado, velocidade na contratação de serviços e interatividade em ambiente mobile. Se você é corretor de seguros, comece a acompanhar a transformação digital do setor.

Recomendados para você

Homem sorrindo utilizando computador em escritório
Introdução ao framework Ruby on Rails ...
Homem sorrindo analisando dados em computador
Blog e Sites de Tecnologia da Informação ...
Várias pessoas conversando e planejando algo
Como o design thinking pode transformar o outsourcing de TI ...