home Sem categoria 4 sinais de que sua empresa precisa investir em tecnologia

4 sinais de que sua empresa precisa investir em tecnologia

As empresas brasileiras tiveram que encontrar maneiras de reduzir os custos nos últimos anos por causa de uma grave crise econômica enfrentada pelo país. Os cortes nos orçamentos dos mais variados departamentos passaram a ser uma das prioridades nas empresas.

Em um cenário difícil como este, muitos gestores ainda se encontram perdidos, sem saber como amenizar os problemas apresentados, e precisam de ajuda para identificar novas formas de reduzir ainda mais os custos sem prejudicar o funcionamento da empresa.

Apesar de ainda ser fonte de desconfiança para alguns gestores, a tecnologia é hoje a principal estratégia utilizada por empresas que precisam produzir mais com menores custos. Muitos empreendedores hoje já entendem que a tecnologia não é um custo e sim um investimento para o negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre se a tecnologia pode realmente ajudar sua empresa a passar por esse momento conturbado, vamos falar de alguns sinais que mostram claramente esse ponto. Leia com atenção e avalie se a sua empresa possui algum desses problemas.

1 – O negócio não é escalável

Escalabilidade é a capacidade que uma empresa possui de crescer sem que, para isso, haja um aumento significativo dos custos ou ainda uma queda na qualidade de atendimento aos clientes.

Se para crescer sua empresa, necessariamente, aumentaria os custos de produção na mesma proporção do crescimento ou então, haveria perda de qualidade dos produtos, serviços ou atendimento, com o investimento em tecnologia esse cenário poderia mudar.

A escalabilidade só é possível quando a empresa conta com a automação. Hoje existem diversos recursos que permitem o desenvolvimento da empresa de forma mais leve, reduzindo custos que pesam no orçamento. Dessa forma é possível aumentar a demanda sem que, para isso, seja necessário aumentar a estrutura interna da empresa apresentando resultados sustentáveis por mais tempo e garantindo o aumento do lucro.

2 – Atendimento está prejudicado

Oferecer atendimento de qualidade a seus clientes é essencial para o sucesso da empresa. Hoje os consumidores estão mais exigentes e têm o poder de divulgar rapidamente experiências ruins a que tenham sido submetidos, podendo causar grandes prejuízos de imagem à empresa.

Quando a empresa precisa crescer é comum que isso represente uma queda na qualidade do atendimento, já que com novas atribuições fica mais difícil atender as necessidades específicas de cada cliente e ainda monitorar o desempenho da equipe.

Mas a tecnologia também ajuda a resolver esse problema com sistemas, como CRM, por exemplo, que recolhem informações dos clientes a cada visita e mantêm um banco de dados com informações personalizadas, oferecendo esses valiosos dados à equipe de vendas no momento certo, facilitando o atendimento personalizado e contribuindo para aumentar a qualidade da experiência do cliente.

3 – As vendas estão caindo

Nos últimos anos o perfil de consumo dos clientes mudou drasticamente. Se antes eles aguardavam ser convencidos por um vendedor sobre a compra de um determinado produto ou serviço, hoje eles têm o poder da pesquisa e buscam atender suas necessidades da maneira que acharem mais convenientes.

Algumas empresas, por outro lado, ainda podem estar perdidas sem saber como atender esse novo perfil de cliente, ou como serem encontradas por eles. Mas existem diversos recursos tecnológicos de marketing que ajudam a alcançar esses clientes digitais, com uso de estratégias online segmentadas que encontram os clientes ideais para sua empresa.

Através desses recursos, a empresa consegue identificar o perfil do cliente e traçar estratégias de atração desses consumidores, descobrindo suas necessidades e oferecendo a solução ideal para seus problemas.

4 – Sua empresa ainda perde muito tempo com atividades burocráticas

Algumas atividades, apesar de serem extremamente burocráticas, são necessárias a todas as empresas. Mas a tecnologia oferece recursos que facilitam a execução de tarefas gerenciais como sistema de controle financeiro, controle de estoques, cadastro de clientes e muitas outras.

Um exemplo disso é o sistema ERP online que permite o registro das informações da empresa de maneira simplificada e integrada entre os setores, facilitando o processo de acompanhamento da gestão e auxiliando no processo de tomada de decisões importantes para a empresa.

A tecnologia oferece muitos recursos que auxiliam no aumento da produtividade da empresa e na redução de custos, gerando oportunidades de crescimento nas vendas e fidelização de clientes. Com esses resultados sua empresa garante o aumento da lucratividade de maneira sustentável e escalável.

Gostou? Compartilhe:

GestãoClick

GestãoClick

Sistema de gestão para pequenas e médias empresas que trabalham com vendas de produtos e/ou prestações de serviços.