Setup trader: como criar e porque seguir um setup de trading?

Bruno Zago

15 agosto 2018 - 11:36 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:31

Homem utilizando tablet exibindo gráficos

Saber como utilizar o setup trader é fundamental para melhorar as análises gráficas e obter bons resultados a partir de informações mais precisas e confiáveis. Para atingir esse objetivo com eficiência, no entanto, é preciso compreender bem o funcionamento desse recurso, a fim de criar um setup de trading estruturado com eficiência e possível de seguir.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar como uma estratégia bem elaborada pode contribuir para otimizar as negociações, gerenciar riscos e garantir lucros. Com conhecimento e uma visão ampla do mercado, é possível obter bons resultados. Continue a leitura e acompanhe.

O que é um setup trader?

Setup traders correspondem às técnicas que podem ser usadas no cotidiano do trader na execução de compra e venda de suas operações na Bolsa de Valores. Sendo assim, o setup trader pode ser interpretado como uma regra matemática capaz de indicar o momento exato para tomar decisões de venda ou compra de determinado ativo.

O setup é formado por um conjunto de regras estabelecidas pelo trader, que tem o objetivo de indicar quando o trader deve entrar e sair de uma operação. Na prática, isso significa que o setup vai dizer qual atitude é a mais correta. Não agir também pode ser a alternativa mais indicada, de acordo com o cenário.

Como um setup trader funciona?

O funcionamento do setup trader vai depender das regras estabelecidas anteriormente. No geral, um setup é formado por diferentes indicadores, por isso, é importante que o trader conheça bem o funcionamento dessa ferramenta assim como os objetivos a serem atingidos.

O setup trader funciona de maneira automática, ou seja, o operador estabelece configurações para a realização de entradas e saídas de posições, de modo a deixar planejados movimentos de compra e venda de determinado ativo. Assim como stops, caso seja necessário.

A configuração do setup é realizada a partir de parâmetros marcados nos gráficos, que, quando atingidos, executam movimentos de acordo com as determinações estabelecidas pelo trader.

Como definir seu próprio setup trader?

Definir seu próprio setup é um dos principais desafios de um trader, por isso, é importante ter uma estratégia eficiente e de acordo com as necessidades e objetivos a serem atingidos.

Para definir um setup, é indicado que o trader realize um trabalho efetivo de backtesting, que, na prática, nada mais é do que testar o setup montado em diversos cenários e possibilidades, a fim de encontrar e considerar as possíveis variações do mercado.

O principal objetivo do backtesting é atingir um alto nível de assertividade e analisar o potencial de ganhos do setup, além de informar as perdas potenciais em seus níveis máximos entre os intervalos de picos.

Com o backtesting, é possível considerar dias da semana e períodos anuais, de acordo com os ativos escolhidos. A base diversa de dados aponta os resultados alcançados conforme os setups criados.

Como verificar se um setup trader é confiável?

A confiabilidade de um setup trader tem ligação direta com os resultados alcançados por ele. Por isso, é importante analisar os acertos e erros que cada definição preestabelecida atingiu, de acordo com indicações de movimentações gráficas.

Uma maneira eficaz de identificar a confiabilidade de um setup trader é analisar se ele apresenta equilíbrio, uma vez que de nada adianta um número elevado de acertos se os poucos erros apresentados forem capazes de anular os lucros ou mesmo resultar em prejuízos.

A rentabilidade do setup também precisa ser levada em consideração, pois, uma grande quantidade de acertos de baixo valor podem resultar em exposição do trader e, diante de uma perda significativa, arruinar os ganhos conquistados anteriormente.

O ideal é fazer uma análise ampla do setup e identificar o que as médias apresentadas no período analisado oferecem ao trader. Para isso, no entanto, é indicado que o trader tenha experiência com análise técnica e gráficos, a fim de minimizar os riscos de perdas.

O trader deve acompanhar com atenção o desempenho de cada um de seus setups durante períodos estabelecidos, pois, somente dessa maneira, poderá saber se os resultados trazidos estão sendo lucrativos ou não.

Análises confiáveis são muito importantes para uma boa atuação do trader no mercado de ações, por isso, é vantajoso saber realizar configurações estratégicas.

Como otimizar os resultados?

Tenha disciplina

Ser disciplinado é uma forte característica de um trader bem-sucedido. Por isso, é preciso desenvolver essa habilidade e trabalhar diariamente em busca de aperfeiçoamento constante.

Assim como todo hábito, a disciplina nem sempre vem de maneira natural. Porém, é possível desenvolver e principalmente treinar para que o trader possa tirar proveito dessa condição. Um caminho viável é investir em autoconhecimento e se comprometer ao máximo com as metas estabelecidas.

Mantenha a fidelidade ao setup

Tão importante quanto criar um setup eficiente é ser fiel às decisões tomadas, assim como às possibilidades que elas proporcionam. Também é fundamental estar pronto para lidar com a volatilidade do mercado e buscar controle emocional para pensar com rapidez e inteligência, diante de situações momentaneamente desfavoráveis.

Siga o gráfico

No cotidiano da Bolsa de Valores, os gráficos são grandes aliados do trader para a realização das operações. Por isso, é indicado que ele seja seguido e analisado, de maneira realista e focada. Quanto mais comprometido o profissional estiver com a estratégia e atento ao gráfico, melhores serão os retornos obtidos.

Com o uso do gráfico também é possível traçar métricas históricas e, dessa forma, alinhar as tomadas de decisões com base nas experiências anteriores, tanto boas quanto ruins. Outro ponto é que evita decisões precipitadas em momentos de desespero, que podem potencializar ainda mais possíveis perdas.

Neste artigo, falamos sobre o que é, como funciona e as vantagens de se estabelecer um setup trader bem-sucedido, assim como seguir com disciplina a estratégia definida. Quanto mais conhecimento o trader adquirir, melhores tendem a ser as suas decisões. Portanto, é muito importante conhecer bem o funcionamento do mercado.

Agora que você já sabe a relevância do setup trader, assine nossa newsletter e receba novidades sobre o tema e também sobre nossa empresa.

Recomendados para você

8 regras de como ser um trader de sucesso ...
Mesa de escritório com caderno e computador exibindo dados
Plataforma de Investimentos: corretoras e AAIs aumentando base de clientes ...
Homem analisando gráfico exibido na tela de computador
Histórico e cenário brasileiro no mercado de capitais. ...