home Sem categoria Serviços cognitivos da Microsoft: entenda as principais APIs

Serviços cognitivos da Microsoft: entenda as principais APIs

Os serviços cognitivos são um conjunto de algoritmos que utilizam o aprendizado de máquina (machine learning) para solucionar problemas no campo da inteligência artificial.

O objetivo dos serviços cognitivos é tornar a utilização de inteligência artificial mais democrática, pois os algoritmos são transformados em pacotes e disponibilizados para que desenvolvedores possam utilizar facilmente em suas próprias aplicações.

A Cedro conta com parceria da Microsoft na criação de soluções inovadoras no campo dos serviços cognitivos, que são divididos em cinco categorias:

  • Vision
  • Speech
  • Language
  • Knowledge
  • Search

Os usos são vastos, mas neste artigo visualizaremos os principais APIs de cada categoria. Elas melhorarão a experiência dos clientes no seu negócio ao assegurar a boa imagem da empresa, tornar possível conhecer melhor o consumidor e suas opiniões para aumentar a taxa de conversão e popularizar aplicações ao adequá-las ao público. Confira:

Vision

Os serviços cognitivos de visão são capazes de analisar imagens e vídeos de forma inteligente, visando obter informações úteis e auxiliar o desenvolvedor a criar aplicativos mais personalizados e a moderar automaticamente um conteúdo.

Face API

Ao analisar uma imagem, o Face API verifica a probabilidade de serem da mesma pessoa, além de retornar retângulos onde uma ou mais faces foram encontradas e atributos faciais como idade, gênero, emoções, sorriso e pelos faciais.

Emotion API

Capaz de detectar expressões faciais de felicidade, tristeza, surpresa, raiva, medo, desprezo, desgosto ou neutro. Essas emoções são comunicadas universalmente da mesma forma ao pensarmos em expressões faciais básicas. Esse API é capaz de trabalhar a partir da área facial obtida pelo Face API.

Ao utilizar o Face API e o Emotion API em conjunto em uma chamada de vídeo torna mais fácil conhecer o cliente e suas reações naturais ao que está sendo apresentado.

Content Moderator

Na era digital, assegurar que a imagem da empresa não seja afetada por um material inadequado é essencial.

Utilizado para rastrear, analisar e filtrar vídeos, textos e imagens ofensivas ou indesejáveis que possam criar risco para a empresa, o Content Moderator foi desenvolvido para monitorar o conteúdo gerado pelos usuários em redes sociais, chats online, mensagens e no ambiente corporativo.

Speech

Os APIs agrupados na seção Speech melhoraram o reconhecimento de fala e identificação do falante.

Translator Speech API

O tradutor de fala permite que traduções em tempo real sejam adicionadas aos serviços ou aplicativos, aumentando o alcance e a popularidade das aplicações. As traduções podem ser parciais ou totais, na fala ou texto, trazendo liberdade ao usuário para escolher a que mais se adapta à sua necessidade.

Bing Speech API

O serviço cognitivo Bing Speech permite a conversão de áudio em texto e o reconhecimento de áudio em tempo real. Dessa forma, as aplicações desenvolvidas podem ser disparadas por comando de voz, aumentando a acessibilidade.

Language

Muitas vezes ao se utilizar ferramentas de tradução online, o texto traduzido torna-se sem sentido, pois muitos tradutores são capazes apenas de compreender as palavras do texto original separadamente. Os serviços cognitivos de language não apenas compreendem frases como também a intenção do texto original.

Language Understanding Intelligent Service (LUIS)

O LUIS ou serviço inteligente de reconhecimento vocal, na tradução para o português, é uma ferramenta que permite que o desenvolvedor crie os próprios modelos de linguagem que permitirão que bots ou aplicativos compreendam comandos e executem a ação determinada a partir de poucas linhas adicionais de código.

Text Analytics API

O API de análise de texto oferece três funções: detecção de idioma, análise de sentimento e extração de palavras-chave.

A análise de sentimento é capaz de retornar o que os clientes pensam a respeito de sua marca ou tópico ao buscar no texto original indícios de sentimentos positivos ou negativos. Já a extração de palavras-chave indica quais seriam os principais assuntos do texto

Bing Spell Check API

Este API de correção ortográfica difere de muitos existentes no mercado por sua capacidade de verificar a gramática não apenas com base em dicionários como também em páginas da web, aumentando os exemplos utilizados em linguagem de máquina e tornando possível reconhecer gírias e linguagem informal, erros de nomes comuns e corrigir homônimos a partir do contexto.

banner-cta-cogn

Knowledge

Os APIs de conhecimento permitem que tarefas como recomendações inteligentes sejam feitas a partir do mapeamento de dados e informações.

Recommendations API

Aplicando o aprendizado de máquina ao histórico de compras e dados dos clientes, o API fornece outras opções que podem ser do interesse do consumidor, aumentando a taxa de conversão.

Custom Decision Service

O serviço de decisão customizada analisa e compreende o contexto com base nas informações oferecidas, classifica as opções e toma uma decisão. Além disso, conta com uma rápida aprendizagem e testa novas opções para assegurar que a decisão tomada foi a melhor e assim é capaz de adequar-se a novos cenários.

Search

Na categoria Search, os serviços cognitivos são aplicados nos mecanismos de busca, tornando a experiência do usuário mais rápida e fácil. Ações como a sugestão automática de palavras, pesquisa por imagem, vídeo ou notícia podem ser efetuadas pelos APIs Bing Autosuggest, Bing Image Search, Bing Video Search e Bing News Search, respectivamente.

Bing Web Search API

Com o Bing Web Search os arquivos indexados podem ser recuperados, os resultados de pesquisa classificados e personalizados considerando a localização do usuário que pode ser obtida pelo IP ou configurado explicitamente, e sugestão de ortografia e pesquisas relacionadas.

Bing Custom Search API

A ferramenta de nível comercial para pesquisa personalizada permite a criação de buscas rápidas e confiáveis a partir de parâmetros alteráveis. Ao utilizá-la em seu site, o empreendedor melhora o fluxo interno ao permitir que o cliente continue suas pesquisas no endereço.

Os serviços cognitivos permitem que o empreendedor otimize e automatize uma série de funções, aumentando a taxa de conversão e popularidade, melhorando a experiência do cliente e a acessibilidade de suas aplicações.

Outro ponto positivo é a possibilidade de interpretar sentimentos a partir de textos, imagens ou vídeos e extrair rapidamente o feedback com o propósito de melhorar os pontos fracos.

Como você pode perceber, as vantagens de utilizar os APIs de serviço cognitivo são crescentes e aplicáveis em diversos setores.

Gostou? Compartilhe:

Eduardo Finzi

Eduardo Finzi

Eduardo Finzi é Diretor de TI da Cedro, com experiência como cientista da computação em empresas do segmento atacadista, telecom e financeiro.