home Sem categoria Saiba como acompanhar dados Bovespa em tempo real via Streaming

Saiba como acompanhar dados Bovespa em tempo real via Streaming

Cotações em tempo real são bastante importantes para investidores que se dedicam a mercado de ações, derivativos, renda fixa corporativa, câmbio pronto e títulos públicos federais. É isso que o Market Data BM&FBovespa oferece. E mais: ele mostra, também, dados de livro de ofertas e negócios realizados.

Os dados Bovespa em tempo real, apresentados no Market Data, são essenciais em qualquer fase da negociação: no trading, no pré ou no pós-trading. Para ter acesso a eles, os usuários podem se tornar distribuidores da BM&FBovespa ou buscar um distribuidor autorizado.

Neste post, falamos mais sobre esse sistema e sobre as vantagens do streaming em tempo real. Boa leitura!

Dados Bovespa em tempo real

Desde 2007, quando a BM&FBovespa lançou o Acesso Direto ao Mercado (Direct Market Access — DMA, em inglês), os clientes finais passaram a ter a opção de enviar ofertas diretamente ao ambiente de negociação eletrônica por meio de uma corretora.

Para atender a esse modelo, as corretoras, então, investiram em infraestrutura, software de negociação eletrônica e negociação por algoritmo. Muitos clientes finais investiram em software e até mesmo no desenvolvimento de sistemas proprietários para a tomada de decisão ou acompanhamento de mercado.

Com isso, os negócios em ambiente eletrônico foram automatizados e a indústria de mercado de capitais (incluindo o cliente final, as corretoras, os agentes autônomos, os fundos, os bancos e até a BM&FBovespa) precisou passar a acompanhar as ofertas, os negócios e os dados derivados — eles constituem o Market Data.

Distribuidores

O vendor é um distribuidor autorizado, que tem o direito de compartilhar os dados fornecidos pelo Market Data para investidores e clientes. A Cedro é uma das principais empresas de tecnologia para o mercado financeiro do país e um dos distribuidores do Market Data BM&FBovespa.

Com o processamento de dados em streaming, informações dinâmicas são geradas continuamente. No cenário de investimentos em bolsa de valores, essa característica é extremamente importante para que os participantes façam bons negócios.

Recursos Cedro

A Cedro desenvolveu alguns recursos para auxiliar seus clientes na hora de lidar com as informações do Market Data. Assim, usuários de todo o Brasil — e até do mundo — têm acesso ao sistema com diferentes possibilidades tecnológicas de entrega. Confira!

Crystal Data Feed

O Market Data da BM&FBovespa está disponível pelo Crystal Data Feed da Cedro. No sistema, é possível ter acesso em tempo real via:

  • streaming: usando o CMP;
  • snapshot: serviços XML/JSON, pela internet.

Mensageria

O serviço de mensageria do Crystal Data Feed permite que o usuário receba:

  • cotações de ações, futuros e derivativos;
  • negócios (Times & Trades);
  • livro de ofertas e minilivro de ofertas;
  • outras mensagens, sob demanda.

Cedro Message Protocol (CMP)

O CMP é o sistema que a Cedro desenvolveu, depois de 10 anos de pesquisa, em parceria com universidades brasileiras. É uma ferramenta importante para usuários e empresas que precisam dos dados da bolsa de valores em tempo real.

O sistema usa conexão permanente do tipo TCP/IP e pode ser acessado via internet, links dedicados, Virtual Private Network (VPN) ou infraestrutura dedicada oferecida pelos data centers da Cedro. Os dados são entregues aos usuários via streaming.

Interessados em se integrar ao protocolo podem solicitar uma conta demonstrativa do Crystal Data Feed. Tanto os dados de acesso quanto a documentação necessária para se conectar são enviados gratuitamente.

Compute on Demand (CoD)

Quem não tiver a infraestrutura necessária pode optar pelo CoD. O sistema é especializado em mercado financeiro e serve para os clientes que querem hospedar suas aplicações no data center da Cedro e receber os dados usando CMP e XML/JSON.

Os dados são enviados em formato Unified Market Data Feed (UMDF) diretamente ao barramento de rede Gigabit. O UMDF fornece serviços de difusão de sinal com baixa latência.

Animado para ter acesso aos dados Bovespa em tempo real? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

 

Gostou? Compartilhe:

Franco Degan

Franco Degan

Franco Degan é formado em Telecom e especialista em gerência comercial. Atua na área comercial da Cedro, é trader desde 2012 e utiliza análise técnica clássica em suas estratégias de swing-trade e position.