Redução de custos: focando no core business com a ajuda do TI

Rogério Marques

11 outubro 2016 - 14:20 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:50

Pedaço de papel cortado com símbolos monetários

A redução de custos é algo desejável por qualquer empresa, não importa o tamanho. O desafio é saber como conquistar esse benefício. Mas por que algumas empresas conseguem prosperar ao mesmo tempo em que diminui os gastos e outras não?

Vamos refletir: você já se perguntou qual o seu core business? Qual o ponto mais forte do seu negócio, aquele que é o cerne da organização? Sim, mesmo que a sua empresa seja responsável por diversas atividades, existe aquela que é o centro de atuação no mercado.

O que isso tem a ver com a redução de custos?

As marcas que estão conseguindo desenvolver potenciais, aumentar a produtividade e reduzir os gastos estão totalmente focadas no core business, no coração da empresa. Outras atividades, como é o caso da tecnologia de informação, passaram para a responsabilidade de empresas terceirizadas (outsourcing de TI).

No momento em que o empreendedor compreende que é humanamente impossível ser excelente em absolutamente tudo e dar conta de vários processos na empresa, ele percebe a ameaça de que o negócio não será sustentável e que poderão surgir falhas capazes de colocar o projeto em risco. Delegar algumas atividades para um grupo especializado é uma estratégia inteligente e necessária para a sustentabilidade e ascensão da empresa.

Redução de custos é a principal vantagem de terceirizar

No mercado competitivo atual, a tecnologia da informação exerce um papel fundamental para as empresas de sucesso que não podem dispensar os recursos da tecnologia de informação, mas procuram meios de economizar e dar prioridade ao core business.

No serviço terceirizado de TI, a empresa contratada é responsável pelos encargos trabalhistas, salários e outras despesas de pessoal. Além disso, os profissionais já estão capacitados e treinados para trabalhar, ou seja, não é necessário investir em suporte técnico ou na formação e qualificação da equipe.

Mas as vantagens não param por aí. Quando a empresa foca no core business e delega o serviço de TI para uma instituição terceirizada, é possível manter as atenções dos gestores nas atividades principais: as ações importantes que fazem com que a sua empresa seja referência no mercado.

Garantia de profissionais capacitados

A terceirização também é uma garantia de ter profissionais habilitados para compreender e identificar os processos de produção que precisam ser modificados, melhorados, automatizados ou até mesmo simplificados pela tecnologia da informação.

Com o serviço de TI terceirizado, a empresa pode contar com ferramentas eficientes de armazenamento e recuperação de dados e poderá acessar, sempre que desejar, as configurações do sistema, fazer atualizações, agendar backups, monitorar o tempo de resposta, conferir o desempenho, entre outros detalhes.

Não há dúvida de que a terceirização da tecnologia de informação vai permitir que você aumente o foco no core business. Dessa forma, além da redução de custos causada pela delegação das atividades pertinentes a esse tipo de serviço, a empresa ganha mais produtividade, agilidade e um diferencial competitivo enorme.

Quer receber outras dicas sobre tecnologia e soluções inovadoras para a sua empresa? Curta nossa página no Facebook, inscreva-se em nosso canal no Youtube, siga nosso perfil no Twitter ou LinkedIn!

Recomendados para você

Chatbots transformam a maneira como as fintechs entregam valor ...
Mulher utilizando computador em sala de escritório
Consultoria e Desenvolvimento Chatbot – LUIS Microsoft ...
Mundo envolto em dados em cima do teclado de um notebook
5G no Brasil e como impacta o atendimento na sua empresa ...