home Sem categoria Quero criar um app: 6 pontos importantes para tirar sua ideia do papel

Quero criar um app: 6 pontos importantes para tirar sua ideia do papel

Criar um app para sua empresa pode ser um grande diferencial. Mas, antes de tudo, é importante fazer algumas perguntas: minha empresa ou meu projeto precisa de um aplicativo? Se sim, por que ele será útil?

Nem toda estratégia mobile envolve essencialmente a criação de um app. Para não ser usado apenas uma vez, fazer diferença, engajar e agregar valor, sua estratégia deve estar alinhada com alguns pontos.

Antes de criar um app, analise:

  • Real utilidade
    O aplicativo deve ser útil para os usuários se sentirem realmente engajados e envolvidos. Tenha em mente e foque no que você quer que o aplicativo alcance.
  • Pontapé inicial
    Muitas startups colocam suas ideias em prática e iniciam o negócio em um aplicativo. É possível adotar uma API terceira que permite a implementação de um app e de toda a infraestrutura de serviços.

Leia também este outro artigo para entender o que é Open API e suas possibilidades.

  • Facilidade
    Nós usamos um aplicativo quando ele facilita ou resolve algum problema do nosso dia a dia. Por isso seu aplicativo precisa ser fácil e intuitivo.
  • Funcionalidades específicas
    Várias funcionalidades interessantes como: geolocalização, sensores, realidade aumentada e biometria são funcionalidades que não encontramos em sites móveis e podem melhorar seu relacionamento e fazer com que se destaque no meio de tanto concorrência.
  • Experiência do usuário
    Uma mudança importante vem acontecendo no cenário de desenvolvimento de software: está se pensando mais em experiência de usuário do que em interfaces. Esta tendência se tornou comum porque proporciona uma série de benefícios não só para o usuário como também para quem desenvolve os aplicativos. O foco da produção se encontra agora no modo como as pessoas utilizam os sistemas e de que maneira tornar tudo isso mais positivo para todos os envolvidos. Portanto, priorize a experiência do usuário para determinar os melhores caminhos para o funcionamento do app.
  • Ouça seus usuários
    E por fim, o mais importante: ouça seus usuários e dê importância aos feedbacks. É muito importante para melhorar cada vez mais as funcionalidades e entender por qual motivo o usuário desinstalou seu app.Todas as informações coletadas serão essenciais para corrigir falhas e evitar que outros usuários saiam pelo mesmo motivo.

Ainda sobre experiência do usuário, em nosso canal no YouTube, fizemos uma série exclusiva sobre UX com um especialista no assunto. Veja:

 

Você já tem um aplicativo? Se sim, a Cedro te ajuda com melhorias e otimizações que podem fazer diferença na usabilidade e no alcance com seu público-alvo. Caso ainda não tenha tirado o app do papel, a hora é agora: nossa equipe fica ao seu lado desde o início do projeto para garantir uma solução de sucesso! Deixe seus dados no formulário abaixo e eu mesmo entro em contato com você pra entender melhor da sua ideia.


Gostou? Compartilhe:

Bruno Zago

Bruno Zago

Diretor Comercial e de Marketing da Cedro Technologies.