Quero criar um app: 6 pontos importantes para tirar sua ideia do papel

Rogério Marques

11 agosto 2016 - 18:48 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:34

Homem utilizando celular em ambiente social

Criar um app para sua empresa pode ser um grande diferencial. Mas, antes de tudo, é importante fazer algumas perguntas: minha empresa ou meu projeto precisa de um aplicativo? Se sim, por que ele será útil?

Nem toda estratégia mobile envolve essencialmente a criação de um app. Para não ser usado apenas uma vez, fazer diferença, engajar e agregar valor, sua estratégia deve estar alinhada com alguns pontos.

Antes de criar um app, analise:

  • Real utilidade
    O aplicativo deve ser útil para os usuários se sentirem realmente engajados e envolvidos. Tenha em mente e foque no que você quer que o aplicativo alcance.
  • Pontapé inicial
    Muitas startups colocam suas ideias em prática e iniciam o negócio em um aplicativo. É possível adotar uma API terceira que permite a implementação de um app e de toda a infraestrutura de serviços.

Leia também este outro artigo para entender o que é Open API e suas possibilidades.

  • Facilidade
    Nós usamos um aplicativo quando ele facilita ou resolve algum problema do nosso dia a dia. Por isso seu aplicativo precisa ser fácil e intuitivo.
  • Funcionalidades específicas
    Várias funcionalidades interessantes como: geolocalização, sensores, realidade aumentada e biometria são funcionalidades que não encontramos em sites móveis e podem melhorar seu relacionamento e fazer com que se destaque no meio de tanto concorrência.
  • Experiência do usuário
    Uma mudança importante vem acontecendo no cenário de desenvolvimento de software: está se pensando mais em experiência de usuário do que em interfaces. Esta tendência se tornou comum porque proporciona uma série de benefícios não só para o usuário como também para quem desenvolve os aplicativos. O foco da produção se encontra agora no modo como as pessoas utilizam os sistemas e de que maneira tornar tudo isso mais positivo para todos os envolvidos. Portanto, priorize a experiência do usuário para determinar os melhores caminhos para o funcionamento do app.
  • Ouça seus usuários
    E por fim, o mais importante: ouça seus usuários e dê importância aos feedbacks. É muito importante para melhorar cada vez mais as funcionalidades e entender por qual motivo o usuário desinstalou seu app.Todas as informações coletadas serão essenciais para corrigir falhas e evitar que outros usuários saiam pelo mesmo motivo.

Ainda sobre experiência do usuário, em nosso canal no YouTube, fizemos uma série exclusiva sobre UX com um especialista no assunto. Veja:

 

Você já tem um aplicativo? Se sim, a Cedro te ajuda com melhorias e otimizações que podem fazer diferença na usabilidade e no alcance com seu público-alvo. Caso ainda não tenha tirado o app do papel, a hora é agora: nossa equipe fica ao seu lado desde o início do projeto para garantir uma solução de sucesso! Deixe seus dados no formulário abaixo e eu mesmo entro em contato com você pra entender melhor da sua ideia.


new RDStationForms(‘entre-em-contato-e-crie-seu-app-fa95ef8e53d0b9dce3b3-html’, ‘UA-72652331-1’).createForm();

Recomendados para você

Pessoas em jardim utilizando computadores
10 razones del por qué usted debería estudiar computación, aunque no trabaje en ...
Desenho de monitor conectado com outros dispositivos
Como acelerar a validação cadastral durante a abertura de contas ...
Tela de computador repelta de códigos fonte
Tutorial de conexão entre SASS e HTML ...