Qual é o papel do RH na transformação digital da empresa?

Patrícia Mourão

17 setembro 2018 - 13:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:40

Pessoas tendo uma reunião analisando dados

A cada dia, os colaboradores das empresas tornam-se mais digitais, passando mais tempo em ambientes online, como redes sociais, e-commerces, realizando transações financeiras, entre outros. E esse hábito, quase universal, se trata de uma grande oportunidade que não pode passar despercebida pelas empresas e deve ser aproveitada para que se inicie a transformação digital.

Transformação digital no RH é um tema em ascensão e muito comentado entre profissionais do RH, e por boas razões, já que a tecnologia digital tem a capacidade de transformar a área de recursos humanos como o conhecemos. Mas falar sobre a transformação digital no RH, é bem diferente de fazer isso acontecer. Então vamos nos aprofundar neste assunto e entender o que é, a importância disso e como fazer.

O que é Transformação Digital?

Transformação digital é o processo de mudar a organização, pensar usando e integrando tecnologias digitais, sociais, móveis e emergentes em todas as áreas da empresa, ocasionando mudanças significativas na forma de trabalho da companhia, na forma de liderar e na geração de valor aos clientes, é importante saber que esta transformação resultará em uma mudança cultural na empresa, pois exige que a todo tempo a companhia, assim como seus colaboradores pensem em melhorias de processos, experimentando novas ideias.

Deixar de lado alguns processos preestabelecidos, cedendo espaço para o novo. Com o intuito de melhorar a experiência dos funcionários, clientes, fornecedores, parceiros e partes interessadas da sua organização.

O porquê da transformação digital no RH

A área de recursos humanos tornou-se corresponsável pelo crescimento das organizações e diretrizes de expansão das companhias, exercendo grande influência na condução e realização dos negócios, sendo assim é crucial que as funções burocráticas e operacionais sejam realizadas de formas mais ágeis e digitais, desta forma os profissionais passam a desempenhar papéis mais estratégicos, desenvolvendo olhares mais analíticos nas tomadas de decisões, e as empresas estão se preparando para extrair o máximo de resultados da área.

Segundo o estudo da Delloite:

  • 56% das empresas pesquisadas estão redesenhando seus programas de RH para alavancar ferramentas digitais e móveis.
  • 51% das empresas atualmente estão no processo de redesenhar suas organizações para modelos de negócios digitais.
  • 33% das equipes de RH pesquisadas estão usando alguma tecnologia de inteligência artificial (AI) para fornecer soluções de RH e 41% estão criando ativamente aplicativos para oferecer serviços de RH.

É importante ressaltar que qualquer transformação seja ela digital ou não, tem que fazer sentido aos negócios da companhia, pois caso essa transformação não esteja alinhada aos negócios corre-se o risco de implementar tecnologias caras que não atendem às necessidades reais da empresa, o que foge totalmente do conceito de transformação digital.

Os estágios da transformação no RH

Para que qualquer transformação é importante analisar o cenário real da empresa e mapear os processos para gerar etapas bem definidas.

Segundo o relatório 2017 State of Digital Transformation da Altimeter, existem seis principais etapas padrão que formam uma base sólida para a transformação digital:

Business as usual – Negócios como de costume.

Presente e engajado – A cultura da transformação digital deve estar presente, engajando cada vez mais os colaboradores, contribuindo para a alfabetização digital e criatividade.

Formalizado – Nesta etapa revela-se a importância do alinhamento da transformação com os negócios, pois, caso não faça, fica mais difícil conseguir o apoio da liderança.

Estratégico – Indivíduos percebem o poder da colaboração e trabalho em equipe. Seus esforços e insights compartilhados levam a novos roteiros estratégicos.

Convergido – É onde uma equipe de transformação digital formada com o intuito de orientar as estratégias e operações da empresa.

Inovadora e adaptável – A transformação digital tornou-se o novo “business as usual” e um novo ecossistema é estabelecido.

No momento em que a companhia ao sexto e último estágio da transformação digital, a mentalidade da organização e de seus colaboradores mudou completamente, dando espaço para a tecnologia aceitando que a mudança é necessária para a evolução dos negócios.

Como começar com a transformação digital no RH

Para que a transformação digital na área de recursos humanos seja bem sucedida e seja um exemplo para influenciar a companhia como um todo, é necessário seguir alguns passos importantes.

1. Estabeleça objetivos

Antes de realizar qualquer transformação é necessário acima de tudo estabelecer uma meta claramente definida que faça sentido com os negócios. O processo de transformação no RH, deve estar focado sempre no funcionário como usuário final,permitindo que os colaboradores testem qualquer nova tecnologia antes de implementá-la.

2. Envolva pessoas nos processos

Isso significa envolver todas as partes interessadas, desde funcionários até a diretoria executiva. Quando falamos de transformação digital no RH, estamos falando de um conjunto de ações que afetará toda a organização, sendo assim é necessário todo apoio para que ela se torne um sucesso.

3. Não complique demais as coisas

Comece sempre pelo simples e pequeno, olhe para os processos que podem ser realizados de forma digital.

Ex.: seleção e recrutamento, integração, treinamentos, folha de pagamento entre outros.

4. Priorize ideias

Priorize-as se baseando no impacto que terá na companhia e no esforço da equipe, analisando quanto tempo e dinheiro serão necessários para que certos processos se tornem digitais.

Comece com os processos de alto impacto e baixo esforço. Eles ajudarão a criar um case de sucesso para o RH digital e otimizar o trabalho.

5. Avalie o desempenho

Experimentar e implementar tecnologias digitais é importante, mas não faz sentido não houver análises dos resultado, por isso é necessário mensurar o que funciona e não funciona.

6. Redefina a missão

O departamento de RH deve se posicionar como a área responsável pela mudança cultural da empresa, ajudando os colaboradores a se adaptarem ao modo de pensar e agir digitalmente. Familiarizando-se com a rede organizacional e modelo de liderança digital

7. Tenha a inovação como estratégia central do RH

Pensar em melhoria de processos e novos métodos de atuação é crucial para o sucesso na transformação digital, sendo assim, procure inovar nos métodos de gestão de pessoas, tendo sempre em mente que o capital humano é o ativo mais valioso de qualquer corporação. Inove no recrutamento, utilizando dados para localizar candidatos que correspondam aos perfis de alto desempenho da empresa.

Vamos inovar?

Sabemos que o desafio é grande e o processo de transformação digital depende de muitas variáveis, no entanto é uma grande oportunidade para fazer a diferença e desenvolver grandes profissionais. Você não precisa percorrer esta jornada sozinho, a Cedro Technologies tem feito a diferença em grandes empresas, auxiliando-as a se tornarem digitais com grandes soluções tecnológicas.

Recomendados para você

Pessoas em sala de reunião escrevendo em cavalete
Tudo que você precisa saber sobre Startups Unicórnio ...
Pessoas guardando moedas em cofrinho em formato de porco
Os fundos de pensão serão os novos “techs”? ...
Pessoa utilizando um chatbot no smartphone
O que um vendedor virtual pode fazer pelo seu ecommerce ...