Plataforma de investimentos: entenda como funciona e conheça as vantagens

Bruno Zago

21 novembro 2017 - 19:11 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:39

Homem de terno mexendo no computador

Hoje em dia, com poucos cliques, você consegue resolver tudo do conforto de casa, incluindo acessar diversos produtos financeiros em uma plataforma de investimentos.

Essa tecnologia é uma verdadeira revolução para quem deseja maximizar seus ganhos e acompanhar preços e cotações, 24/7.

Pensando nisso, o post de hoje foi preparado para solucionar suas dúvidas sobre as plataformas de investimentos: o que são, como funcionam e quais são as suas principais vantagens. Acompanhe!

O que é uma plataforma de investimentos?

Uma plataforma de investimentos é um ambiente online disponibilizado por corretoras de valores e Fintechs aos seus clientes. Por funcionar de forma simples e intuitiva, o recurso possibilita que os investidores tenham acesso a vários tipos de aplicações financeiras, de renda fixa e variável.

A tecnologia também permite que seus usuários desfrutem de serviços como cotações, análises, gráficos comparativos, notícias e as informações sobre os mercados mais importantes do mundo.

Como ela funciona?

Hoje, grande parte das plataformas de investimentos permite que o cliente opere por meio de mais de um ambiente virtual. Assim, as corretoras costumam oferecer os seguintes recursos:

Website

Funciona da mesma forma que o Internet Banking e disponibiliza ao cliente ativos de renda fixa e alguns papéis de renda variável.

Aplicativo mobile

É uma versão simplificada do website e permite que o usuário acompanhe as rentabilidades de seu portfólio de investimentos.

Home Broker

Constitui um software por meio do qual o cliente tem acesso à Bolsa de Valores e aos pregões eletrônicos. Além disso, pode negociar ações, contratos de BM&F e fundos imobiliários.

Sistemas de negociação

Plataforma high tech que otimiza o tempo e evita perdas aos traders — reúne características como alto desempenho, funções de gerenciamento de riscos e baixa latência.

5 motivos para utilizar uma plataforma de investimentos

Confira as principais vantagens dessa ferramenta e por que você deve adotá-la em sua rotina de aplicações financeiras:

1. Facilidade de acesso

A maior parte dos sistemas opera online permitindo rápido acesso. Além disso, diferentemente do que ocorre nas instituições financeiras tradicionais — que não se preocupam em capacitar seus consultores —, nas plataformas de investimentos há Chatbot 24 horas por dia para auxiliar o cliente na composição de seu portfólio.

2. Menores custos

As taxas de corretagem e custos de administração costumam ser mais módicos do que nos bancos tradicionais. Como o usuário tem ampla autonomia e compõe a sua carteira da forma que melhor se adeque às suas necessidades, a logística para manter os canais virtuais acaba sendo muito menor.

3. Maior rentabilidade

O grande diferencial da plataforma de investimentos é, sem dúvidas, a possibilidade do investidor controlar suas aplicações e tomar decisões equilibrando rentabilidade e risco. Aqui, não há o apelo dos gerentes de bancos que querem “empurrar” produtos pensando apenas em seus interesses.

Além disso, como os sistemas disponibilizam gráficos, demonstrativos e comparativos entre diversos tipos de ativos, é possível fazer escolhas mais assertivas e que proporcionam melhor rentabilidade.

4. Amplo leque de produtos disponíveis

Há uns anos, era impossível imaginar que uma pessoa com R$ 2 mil tivesse acesso a fundos de investimentos que, até então eram restritos a investidores com grandes quantias de capital.

Atualmente, com as plataformas de investimento, isso não só é possível, como aplicações que oferecem excelentes rentabilidade podem ser acessadas de forma rápida e democrática.

Esses sistemas oferecem uma quantidade significativamente maior de produtos do que as instituições financeiras tradicionais — que tendem a disponibilizar apenas os compatíveis com o alcance de suas metas.

5. Segurança

Segurança é um quesito fundamental para que o investidor não sofra quebra do sigilo de suas informações ou tenha seus recursos desviados por ações de hackers.

Justamente por isso, as plataformas de investimentos contam com mecanismos antifraude de altíssima tecnologia. Além disso, costumam exigir que o cliente tome medidas extras de precaução, como a instalação de módulos de segurança no Home Broker.

Gostou de entender melhor como funciona uma plataforma de investimentos? Então não deixe de baixar o nosso e-book Fintechs e o impacto da tecnologia no mercado financeiro e se aprofundar no assunto.

Recomendados para você

por-que-investir-no-mercado-financeiro
Por que investir no mercado financeiro? ...
Homem de terno falando ao telefone
Mercado Financeiro: Tudo o que você precisa saber sobre ...
Letreiro luminoso com números de operações na bolsa
Widget e WebServices – Dolar, Moedas e Ações Bovespa ...