Pesquisa revela otimismo por parte de empresários de TI no Brasil

Rogério Marques

03 maio 2016 - 20:27 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43

Empresários analisando contratos

Por Dagoberto Hajjar – Diretor Presidente da Advance Consulting

Trabalho no mercado de TI há mais de 35 anos e nunca antes na história deste país eu vi uma mudança tão rápida e tão significativa no humor dos empresários de TI.

Eu faço uma pesquisa de mercado, trimestralmente, para entender a percepção dos empresários brasileiros de TI com relação ao momento de mercado. Nos últimos 18 meses era uma choradeira só. Embora 35% das empresas de TI tiveram um crescimento acima de 15%, o humor e a percepção dos empresários era de desânimo e desilusão.

Bastou o impeachment passar na Câmara e o humor e percepção dos empresários de TI mudou da água para o vinho. Fez-se a luz e tudo passou a ser maravilhoso! Já na segunda-feira, pós-decisão da Câmara, 51% dos empresários de TI achavam que os resultados de 2016 seriam fortemente impactados e que suas empresas cresceriam 21.3% neste ano, contra uma expectativa de crescimento de 12% sem o impeachment.

O novo humor está fazendo com que 53% dos empresários revejam, rapidamente, seus planos para 2016, com novas estratégias e ações para tirar o máximo proveito das vendas para este ano. Um pouco mais da metade dos empresários já está pensando em aumentar o quadro de colaboradores e os investimentos em marketing e vendas. 28% dos empresários pretendem abrir um canal de vendas e distribuição de seus produtos, aliando-se a 44% dos empresários que já usam esta estratégia.

A expectativa de investimento em marketing para 2016 aumentou substancialmente, tendo agora uma média de 4% do faturamento para investimento em marketing tradicional e 6,3% para marketing digital.

Empresas com produtos e serviços em nuvem, integradores e empresas de desenvolvimento de software estão buscando comprar parcialmente ou integralmente outras empresas, como forma de crescimento mais acelerado para tirar o máximo proveito ainda neste ano.

Este otimismo é extremamente positivo. Ele está fazendo com que os empresários repensem seus negócios e busquem caminhos criativos para um crescimento acelerado. Este otimismo fará com que eles sejam mais exigentes com suas equipes de marketing e vendas.

Isto não significa que a crise acabou. Longe disto. Na verdade, esta crise deverá se estender por mais uns 4 ou 5 anos. Isto também não significa que 100% das empresas de TI terão bons resultados.

A mudança de humor dos empresários mostra que já é possível ver uma luz no final do túnel. Esta luz está mais perto para algumas empresas e mais longe para outras. O importante é entender que o mercado mudou e se você quiser ter bons resultados terá que trabalhar de maneira diferente.

A pesquisa mostra que mais da metade dos empresários entenderam e estão mudando suas empresas, seus negócios e a forma como negociam com seus clientes. Cerca de 25% sabem que precisam mudar, mas não sabem o que fazer. E cerca de 15% continuam chorando da vida e esperando que um milagre aconteça.

Resolvemos ligar para algumas empresas consumidoras de tecnologia para checar o estado de humor delas e a propensão para compra de tecnologia. Descobrimos que existe uma mudança positiva de percepção e humor. Um pouco mais conservadora do que se viu nos empresários de TI. Existe a percepção que tecnologia será um papel fundamental para que as empresas minimizem o impacto da crise e passem a vender mais e melhor, entendendo seus consumidores, analisando o mercado, ajustando seus produtos e usando a mobilidade para se conectar com seus clientes. Estas empresas deixaram claro que seus fornecedores de tecnologia terão que passar por mudanças, aprendendo mais sobre os negócios e ensinando como a tecnologia pode ajuda-los a vender mais e e melhor.

Enfim, teremos anos desafiadores à nossa frente, mas agora com luz no final do túnel. Cabe a você escolher se sua luz está mais longe ou mais perto.

Recomendados para você

Homem tomando xícara de café enquanto lê um canal de notícias em tablet
Confira quais são as tendências de tecnologia para o mercado financeiro ...
Pessoa vendo seu tablet samsung enquanto toma café
A segurança de aplicativos mobile também depende dos usuários ...
Duas pessoas analisando relatórios numa mesa de reunião
Administradora de consórcios: conheça o seu cliente e agilize a avaliação de cré ...