home Sem categoria O que é a psicologia das cores?

O que é a psicologia das cores?

Psicologia das cores é a ciência que apresenta de que forma é identificado pelo cérebro a transformação e sensação das cores. Elas afetam em escolhas e gostos. Pode-se dizer que interage diretamente com as emoções, causando sensações positivas e negativas nas pessoas.

Com as cores tendo um impacto grande nessa conexão de sentidos, tornou-se um estudo importante para aqueles que querem agradar clientes e usuários de seus serviços. Buscando conquistá-los através do visual de produtos, propagandas, fachadas de lojas, cardápios e até mesmo as famosas redes sociais.

Dentro desses estudos existe a Roda de Cores, dividida em cores quentes e frias, que explica seus significados e harmonias. Ela auxilia no momento de escolher a cor exata que irá usar em determinado serviço. De acordo com Henrique Carvalho, do Viver de Blog, cores quentes são usadas para transmitir as sensações de paixão, felicidade, entusiasmo e energia. As frias, por sua vez, são utilizadas para sensações de calma e profissionalismo. A mistura dessas duas combinações gera outras e assim criando outros diversos significados.

O que é a psicologia das cores?

O que é a cor no visual design de uma interface?

No decorrer dos anos, a tecnologia mudou a vida dos seres humanos e hoje ocupa um papel essencial no cotidiano de milhares de pessoas. Aos poucos, foram substituindo as listas telefônicas, agendas e CDs por aplicativos no celular. A tela do celular e dos computadores tem sido constantemente o que as pessoas mais olham no dia-a-dia, trazendo um desafio maior para os criadores de apps e designers. É necessário agora, estudar o usuário, conhecer o seu perfil e criar paletas de cores que agradem esses determinados perfis, ajudando a fidelizá-los e garantindo também uma boa usabilidade.

É essencial trabalhar para que o objetivo do aplicativo seja atingido, incitar o usuário a navegar e concluir sua missão ali com qualidade, pois as reações podem ser tanto positivas quanto negativas e isso levando em consideração as cores que ali foram trabalhadas desde o logo até os botões e ícones, não levando em conta apenas a estética, mas também a comunicação.

O designer terá o trabalho de criar um design atrativo para que o usuário se sinta instigado em continuar sua trajetória pelo app, pois o contato inicial é a passo principal para se ter um bom resultado final.

Gostou? Compartilhe:

Karine Andrade Pacheco

Karine Andrade Pacheco

Karine tem 25 anos e integra a equipe de UX/UI da Cedro. É estudante do 8º período de Design na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).