home Sem categoria O desafio da automação de testes: dicas para iniciantes

O desafio da automação de testes: dicas para iniciantes

A área de teste e qualidade de software tem atraído diversos estudantes de tecnologia e até mesmo profissionais que já atuam em outras atividades. Estamos diante de um futuro baseado em tecnologia, que nos surpreende a cada dia com novas invenções e possibilidades de melhoria contínua nos processos.

Diante de tantas informações e processos rotineiros, algumas atividades tornaram-se repetitivas e cansativas a ponto de requerer a diminuição da intervenção humana. Podemos cogitar acerca de um futuro cada vez mais baseado na automação.

Assim que iniciei meu trabalho na área de testes de software me veio o desafio para iniciar com testes automatizados, pois essa é uma demanda crescente no mercado de trabalho. Com a automação de testes otimiza-se o tempo de trabalho, ganha-se mais qualidade na entrega do produto e consequentemente redução de custos.

Mas o maior desafio para iniciantes na automação de testes é saber por onde começar. Neste artigo darei algumas dicas de como iniciar com essa atividade.

Cinco dicas para iniciantes

Conhecimento de lógica de programação

Para aqueles que desejam ingressar na emocionante atividade de automação de testes de sistemas é importante que tenha conhecimentos em lógica de programação. Se você ainda não tem, é importante buscar esse conhecimento para que não tenha dificuldades ao realizar cursos de automação e montar os scripts de execução.

Escolher uma linguagem que mais tenha afinidade

Um dos motivos que impedem algumas pessoas de iniciarem na automação de testes é o fato de precisar ter conhecimento em alguma linguagem de programação. Isso pode assustar no início, mas no decorrer das execuções você verá que não é necessário ser um especialista em desenvolvimento de sistemas para montar os scripts de testes.

É importante que se tenha noção de alguma linguagem tais como Java, C#, Ruby, Python e Javascript (node), que são as mais utilizadas para automação. A área também exige o conhecimento em orientação a objetos, controle de loops e tratamento de exceções e condições. Ao utilizar a linguagem Java, por exemplo, é importante conhecer algumas bibliotecas para otimizar seus scripts.

Ferramentas para automação

Uma das ferramentas mais utilizadas para automatizar testes é, sem dúvida, o Selenium. Este possui diversos componentes que auxiliam no processo de automação. Um deles é o Selenium WebDriver, que é muito utilizado por oferecer precisão nos testes e dar suporte em navegadores como Firefox e Chrome, bem como para diversas plataformas e drivers para aplicações web e mobile.

Realizar cursos

Muitas vezes, ficamos perdidos diante de tantas informações e conteúdos disponibilizados gratuitamente, seja pela internet ou livros. Portanto, tem-se a necessidade de filtrar esses materiais e absorver somente aqueles que agregarão valor ao processo de conhecimento. Dessa forma, vale a pena investir em um curso que possua referência no mercado, pois seguir as orientações de um instrutor com experiência para tirar suas dúvidas é de suma importância.

Existem cursos online que oferecem qualidade em seus serviços prestados. A vantagem de cursos à distância é a flexibilidade nos horários para estudo. Com o tempo, adquire-se a habilidade de estudar somente por livros, tutoriais, documentações etc. Mas, ao iniciar em determinada área, é importante realizar cursos para obter informações do caminho a ser seguido.

Rotina de estudo

Seguir uma rotina de estudo é um desafio para a maioria das pessoas, pois vivemos em uma época em que o tempo se tornou precioso. Então, aprenda administrar o seu tempo, escolha entre acordar mais cedo ou dormir mais tarde. Organize o seu tempo diário com as atividades rotineiras tais como academia, trabalho, estudo e tarefas domésticas, não descuidando da alimentação.

Ressaltando sobre os estudos, determine o dia e horário fixo para o curso de automação a ser realizado. Faça um esforço e esteja sempre pronto para estudar nos dias e horários definidos. Se você não tem disponibilidade para se dedicar mais de um dia na semana. Estude somente em um dia, mas faça isso sem falhas e com dedicação.

Espero que com a leitura desse artigo, desperte em você a vontade de aprender e investir o quanto antes na automação. Pois esse é o futuro da área de testes e qualidade de software.

Gostou? Compartilhe:

Liege Lopes dos Santos

Liege Lopes dos Santos

Analista de testes, Bacharel em Sistemas de Informação e apaixonada por tecnologia.