home Sem categoria Não importa quanto você ganha, mas quanto economiza

Não importa quanto você ganha, mas quanto economiza

Nos últimos 75 anos, a expectativa de vida do brasileiro saiu de 42,7 para 75,2 anos, segundo o IBGE. Esses números refletem uma média estatística, mas hoje em dia é fácil encontrarmos indivíduos com mais de 80 anos em plena atividade – e vai ser cada vez mais comum.

Além disso, com os avanços da medicina, a população de idosos irá aumentar proporcionalmente mais do que a de jovens, como mostra o gráfico:

Grafico_Piramides

 

Se eu vou viver mais tempo, é certo dizer que vou passar mais tempo gastando, principalmente com despesas de saúde (65% dos gastos nesse item ocorrem após os 60 anos), mas será que eu estou poupando o suficiente para o período em que não estarei mais trabalhando?

– Leia também 5 sinais de que o seu planejamento financeiro não funciona.

Um bom planejamento financeiro, considerando um raio-x dos gastos e avaliando se o estilo de vida de hoje está compatível com os ganhos, ajuda muito nessa reflexão e na decisão de poupar. Não estamos falando em tornar a vida uma planilha de controle de gastos, mas sim em avaliar o gasto racional e o emocional. Eu compro o que é necessário ou eu compro status?

A harmonia financeira cria um equilíbrio nas relações familiares, laborativas e sociais fundamentais para a qualidade de vida futura.

“Quem tem problemas financeiros pede 35% mais licenças médicas no trabalho.”
Fonte: FGV-SP (Você S/A ed.159)

“Nos EUA, 40% dos divórcios tiveram o dinheiro como principal motivo da separação.” Fonte: Instituto Gallup, 2006 (Você S/A ed147)

Quanto antes a decisão de economizar for tomada, mais tempo de acumulação eu terei. Uma vez definido quanto é possível economizar, é hora de analisar as alternativas de investimentos.

São várias as opções pensando somente em investimentos no mercado financeiro, mas o mais importante é decidir por um percentual da sua renda para guardar e gastar quando não houver mais renda lá na frente.

Na seção de Investimentos do Dinheirama, você encontra outros artigos interessantes que vão te ajudar a decidir onde aplicar suas economias.

Assine o canal Dinheirama no app MyPush, disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone e acompanhe as notícias direto do smartphone.

 

Gostou? Compartilhe:

Paulo Ribas

Paulo Ribas

Head para soluções de mobilidade, seguros e previdência na Cedro Technologies. Possui larga experiência nestas áreas, em relação à tecnologia e às instituições financeiras.