Inovações em TI: 9 dicas para acelerar seu negócio

Rogério Marques

09 maio 2017 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:42

Ilustração de um computador com um código fonte e bonecos trabalhando em volta

Melhor desempenho com menor custo são as cobranças mais comuns aos departamentos de Tecnologia da Informação (TI). Espera-se deles a liderança na inovação para trazer benefícios aos resultados.

Essa é uma tarefa bastante complexa, mas que não é impossível! Listamos algumas dicas que podem ajudá-lo nessa situação. Confira:

1. Convença o board

É fundamental mostrar aos integrantes do board que as inovações em TI afetam diretamente o negócio. Elas devem deixar de ser vistas como custo e serem encaradas como investimento. Planilhas orçamentárias, demonstrativos de resultado e fluxos de caixas podem ajudar a esclarecer os benefícios que elas trazem à organização de forma global.

2. Estimule a inovação

É importante que a equipe olhe as demandas diárias sob uma nova perspectiva, com liberdade e autonomia, livre de julgamentos. Esse é um bom começo para tirar o departamento do óbvio.

3. Crie equipes multidisciplinares

Equipes multidisciplinares (com programadores, designers, gerentes de projetos e especialistas em marketing digital), em que os profissionais têm competências complementares, são capazes de enxergar soluções para os mesmos problemas de perspectivas diferentes. Isso torna esse ambiente bastante propício à inovação.

4. Elimine a burocracia

Uma dinâmica baseada na confiança e no empoderamento vai tornar a tomada de decisões mais ágil e eficiente. Nesse ambiente, em que o forte é a experimentação, é fundamental ter tolerância a erros para que haja mais espaço para o surgimento de novas soluções.

5. Aposte na gamificação

Engajamento ajuda a potencializar a produtividade e nada melhor do que fazer isso usando a magia dos jogos. A gamificação é uma técnica que troca ações por recompensas (gratificações e bônus, por exemplo) e estimula a motivação dos integrantes da equipe.

6. Unifique as ferramentas de controle

Uma ferramenta personalizável, com rastreamento de auditoria, visualização de como cada configuração afeta os itens de configuração do ambiente, interface de integração e funções semelhantes ajuda a aumentar a velocidade no processo de desenvolvimento.

7. Experimente novas formas de trabalho

O avanço tecnológico possibilitou o surgimento do home office e ele já é uma realidade para 32,5% da população economicamente ativa no mundo. No Brasil, estima-se que haja 12 milhões de pessoas trabalhando diretamente de suas casas.

Um estudo da Dell em parceria com a Intel mostrou que, entre os brasileiros que trabalham de casa, 49% sentem menos estresse e 54% se consideram mais produtivos. Sem contar os 33% que conseguem dormir mais e os 52% que passam mais tempo com a família. Tudo isso facilita a expressão criativa e a inovação.

8. Aproveite a nuvem

A nuvem (cloud computing) já é o centro da vida dos usuários digitais e permite que eles acessem seus documentos de qualquer lugar. No mundo corporativo, a nuvem é bastante útil pois permite, por exemplo, o compartilhamento de arquivos e o trabalho colaborativo.

A combinação entre mobilidade e comunicação unificada pode significar custos menores e maior produtividade, desde que sejam definidas políticas de mobilidade com base em decisões estratégicas de negócios.

9. Garanta a segurança

É fundamental desenvolver um plano de segurança que englobe todas as dificuldades trazidas pelas inovações e pela descoberta constante de vulnerabilidades. Os firewalls corporativos poderão ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento — o que exige segurança digital além das fronteiras da empresa.

Gostou das dicas deste post? Então compartilhe-o em suas redes sociais e divida essas informações com outras pessoas!

Recomendados para você

Pessoa analisando código fonte em um MAC
A importância de aplicar testes automatizados na sua instituição ...
Mão robótica usando um tablet
Chatbots: como será a interação entre empresas e consumidores no futuro? ...
Pessoa digitando no laptop
Criando um arquivo PDF com ITextSharp ...