Corretoras do futuro: como ir além na abertura de conta digital?

Bruno Zago

05 julho 2018 - 19:17 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:46

Como promover uma verdadeira transformação digital nas instituições financeiras? Uma corretora do futuro não deve se preocupar apenas com soluções de front end digitais para os clientes. Ela deve ir além e oferecer um processo completo de atendimento online.

É comum que as instituições tenham plataformas online, com interfaces interessantes, mas ainda atuem com trabalhos manuais de back end. O problema é que os clientes procuram cada vez mais agilidade para resolver as situações do dia a dia e se a sua empresa não se atualizar, correrá o risco de ficar para trás. Veja como mudar essa situação!

Transformação digital nas instituições financeiras

Mais de 900 mil clientes já utilizam contas digitais para realizar transações bancárias. Cada vez mais os consumidores buscam maneiras de diminuir o tempo perdido em filas de bancos e de realizar operações completas de maneira digital. O grande problema disso tudo é que muitas corretoras tradicionais ainda exigem a presença dos clientes para autorização de muitos procedimentos, o que gera descontentamentos na etapa de  abertura de conta digital.

Investir na completa transformação digital das instituições consiste em criar um processo de front end e back end. É fundamental disponibilizar soluções ágeis e inteligentes para facilitar a vida do cliente e dos colaboradores.

Um procedimento 100% digital facilita o cruzamento dos dados dos clientes para a apresentação de propostas que possam interessá-lo. Por exemplo: o sistema pode identificar a compra de um imóvel e, com isso, a instituição pode aproveitar a oportunidade para oferecer um seguro residencial. Essa é apenas uma das vantagens de manter um trabalho focado na tecnologia.

Além do mais, as instituições financeiras que não se atualizarem nesse sentido correm o risco de perder clientes. As fintechs, que já nasceram nas plataformas digitais, estão ultrapassando os bancos tradicionais nos procedimentos de abertura de conta digital. Afinal, elas oferecem uma experiência 100% online.

As principais fintechs citadas na pesquisa do banco americano J.P. permitem que o cliente faça o registro da abertura de conta entre 5 e 15 minutos, com aprovação em no máximo 3 dias.

Em contrapartida, os tradicionais bancos brasileiros exigiram, muitas vezes, a presença do cliente nas agências para que ele conseguisse finalizar o procedimento de abertura de conta.

Sendo assim, como aperfeiçoar a estratégia e oferecer um serviço completo no ambiente online? É fundamental investir em tecnologia para permitir a rápida aprovação dos procedimentos e a identificação digital dos clientes, sem perder a segurança nas operações. Como fazer isso? Veja no próximo tópico!

Abertura de conta digital

As corretoras notaram que o cliente busca um banco digital que dê autonomia para a movimentação do dinheiro na hora que ele quiser, por meio de aplicativos ágeis e fáceis de usar. O consumidor quer, cada vez mais, poder pagar uma conta com um simples clique ou investir no mercado financeiro sem muita burocracia, pois ele não tem tempo de enfrentar longas filas para resolver uma situação simples.

Essas corretoras também perceberam que é possível reduzir os custos empresariais com as iniciativas de abertura de conta digital. Elas estão investindo na mais nova solução da Cedro Technologies, que criou plataformas e modelos de aplicativos com recursos de inteligência artificial, comunicação integrada por meio de chats e Skype e alto nível de segurança.  

A solução tem um sistema de pré-aprovação do cliente e abertura automática da conta, chatbot para solucionar as dúvidas dos consumidores, integração com as principais mídias sociais e agilidade no serviço de back office.

A nova tecnologia da Cedro Technologies também criou facilidades para os colaboradores. Eles conseguem visualizar no dashboard todo o progresso do cliente, os e-mails enviados a ele e os procedimentos realizados.

Como você percebeu, algumas instituições financeiras já estão investindo na completa transformação digital. E você, vai ficar esperando ela acontecer ou vai se apressar para oferecer um serviço de qualidade aos clientes?

Quer saber como aperfeiçoar o seu processo de abertura de conta digital? Fale com um de nossos consultores e conheça todos os detalhes do nosso produto!

 

Recomendados para você

Pessoa desenhando uma lâmpada com caneta amarela - Propósito
Propósito no discurso comercial: como pode alavancar as vendas ...
Pessoas em mesa de escritório discutindo projetos
Bancos enfrentam concorrência das fintechs pelas PMEs ...
Pessoas guardando moedas em cofrinho em formato de porco
Os fundos de pensão serão os novos “techs”? ...