Conheça os modelos de acesso direto ao mercado – B3: DMA 1, 2, 3 e 4

Bruno Zago

16 maio 2016 - 21:39 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:39

Sala com uma série de máquinas de ponta

O DMA (Direct Market Access), em tradução livre – Acesso Direto ao Mercado é o meio que permite que um cliente final (investidor) possa se conectar diretamente ao ambiente de negociação eletrônica da BM&FBOVESPA ou outros mercados que ofereçam o serviço.

Isto significa que o próprio cliente, com autorização de sua corretora, pode enviar uma oferta/ordem ao mercado eletrônico sem que esta seja administrada por sua corretora.

Os serviços de DMA garantem redução de custos, agilidade e transparência no mercado.

No ambiente de negociação da BM&FBOVESPA, há 4 modelos distintos para o DMA:

DMA 1 (Tradicional): Este é o meio mais tradicional do mercado. Neste modelo o roteamento das ofertas ocorre pela infraestrutura física da corretora. O cliente acessando algum sistema disponibilizado pela corretora, como terminais de negociação e sistemas de Home Broker (exemplo Web Trade desenvolvido pela Cedro Technologies), envia uma oferta que é roteada pela infraestrutura tecnológica da corretora e vai diretamente ao ambiente de negociação eletrônica. Neste modelo, embora as ofertas sejam entregues diretamente no ambiente de negociação, as corretoras avaliam eletronicamente o risco destas operações em sistemas de controle de risco pré-trading, podendo permitir o envio da oferta ou rejeitando-a conforme algum critério.

A Cedro Technologies provê serviços de DMA-1 em conjunto com dezenas de corretoras brasileiras.

DMA-2 (Via provedor): Este é o meio de negociação via provedor. Os clientes finais utilizam sistemas proprietários ou de terceiros e as ofertas são roteadas por algum provedor autorizado (DMA-2) pela BM&FBOVESPA. A diferença entre o DMA-1 e o DMA-2 é que no primeiro modelo a ordem passa pela infraestrutura tecnológica da corretora e no a corretora utiliza a conexão de algum provedor autorizado para chegar à BM&FBOVESPA.

A Cedro Technologies, por meio de sua solução Crystal Broker – Order Management System, é autorizada como provedora de DMA-2 para todos os mercados da BM&FBOVESPA.

DMA-2Fonte: BM&FBOVESPA

DMA-3 (Conexão direta): Este é o modelo de negociação que permite que o cliente final possa acessar o mercado diretamente sem passar por uma infraestrutura tecnológica de corretora (DMA-1) ou de algum provedor autorizado (DMA-2). O cliente deve arcar com os custos de conexão (links) e sessões de negociação (FIX).

DMA-3Fonte: BM&FBOVESPA

DMA-4 (Co-location): Este é o modelo que permite a menor latência. Corretoras ou clientes finais podem contratar um espaço físico no Data Center da BM&FBOVESPA e instalar suas soluções (em geral algotradings). Este modelo permite que as soluções possam se conectar diretamente ao ambiente de negociação da BM&FBOVESPA com a mínima latência, pois a solução fica instalada em ambiente físico junto a solução de negociação BM&FBOVESPA. Há dois modelos disponíveis: Co-location Corretora e Co-location Investidor. O primeiro é contratado pela Corretora para ser cedido aos seus clientes e no segundo o próprio cliente adquire a solução junto a BM&FBOVESPA.

A Cedro oferece diversos serviços para acesso ao mercado como sistemas de roteamento de ordens que podem ser utilizados em qualquer um dos modelos.

Crystal Broker (OMS – Order Management System): Sistema para gerenciamento de ordens em modelo DMA-1, DMA-2 e DMA-3.

Crystal Data Feed (Market Data): Sistema para difusão de dados, preços e ofertas da BM&FBOVESPA e outros mercados.

Risk Broker (Pré-trading e pós-trading): Sistema para controle de clientes, operações e ofertas BM&FBOVESPA.

Clientes finais e investidores também podem construir suas próprias soluções e integrá-las com os serviços de Open API BM&FBOVESPA ofertados pela plataforma Anywhere da Cedro Technologies.

Recomendados para você

Imagem em preto e branco exibindo homem utilizando máscara de proteção
Como o corona vírus podem afetar o financiamento de startups? ...
Desenho de pessoa inserindo dinheiro em tablet exibindo a palavra online banking na tela
Open Banking: a criação de novos modelos de negócios digitais ...
Homem utilizando computador exibindo gráficos em uma reunião
Banking as a service: o que é como se adaptar? ...