home Sem categoria Conheça os impactos do setor de TI no mercado financeiro

Conheça os impactos do setor de TI no mercado financeiro

Internet banking, mobile banking, home broker, caixa eletrônico, transações financeiras online… o que tudo isto tem a ver com tecnologia da informação?

Todos são sistemas informatizados (softwares) com equipamentos (hardwares) que permitem a realização de transações bancárias, compra e venda de ações e outras mercadorias, pagamentos diversos com cartão de débito ou crédito e movimentações de dinheiro sem sequer tocar em uma cédula física. Com estes softwares e hardwares desenvolvidos para dar suporte aos processos do mercado financeiro, a Tecnologia da Informação tem garantido maior rapidez, segurança e confiabilidade nas transações financeiras. O melhor é que todos se beneficiam dessa inovação: bancos, clientes pessoas físicas e jurídicas, corretoras e operadoras de bolsas de valores e demais agentes financeiros.

Podemos enumerar diversos benefícios que os hardwares e softwares produzidos pela TI tem proporcionado aos usuários de serviços financeiros:

Caixa eletrônico

É um dos mais antigos recursos de TI disponibilizados para o mercado financeiro. Permite que os usuários tenham independência na realização de transações financeiras bancárias.

Seu impacto: expandiu as fronteiras dos bancos para além das agências, pois podem ser instalados em cabines nas vias públicas, em shoppings e outros estabelecimentos comerciais. Além disso, ampliou o horário de atendimento para 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Internet banking

O sistema de informática que permitiu ao cliente ter acesso a todas as transações bancárias diretamente de sua casa ou trabalho, bastando ter um computador e acesso à internet.

Seu impacto: expandiu ainda mais as fronteiras dos bancos, permitindo ao cliente reduzir tempo para realizar os serviços bancários, uma vez que não precisa se deslocar até o banco ou caixa eletrônico.

Mobile banking

É um software que permitiu ao cliente ter acesso a todas as transações bancárias em qualquer lugar que estiver (rua, trânsito, campo, praia, etc.), bastando ter um celular ou tablet e acesso à internet sem fio (wi-fi).

Seu impacto: assim como o internet banking, expandiu ainda mais as fronteiras dos bancos e permitiu ao cliente utilizar os serviços bancários à distância.

Home broker

É um programa de computador que permite a compra e venda de ações na bolsa de valores, movimentando no ambiente online as ordens de compra e venda e os pagamentos entre os agentes financeiros envolvidos (corretoras, bolsa de valores, bancos, clientes e empresas).

Seu impacto: agilizou as transações da bolsa de valores e permitiu aos clientes ter acesso a informações em tempo real sobre a situação das ações de seu interesse.

Nestes exemplos percebemos a combinação de diversos recursos, tais como computador, tablet, celular, internet fixa e móvel (wi-fi) e softwares diversos, todos produtos da Tecnologia da Informação. Mas vale lembrar: para que tudo isso funcione corretamente, existe uma infraestrutura gigantesca constituída de servidores nos quais são gerenciados e armazenados os dados, bem como modens que permitem a transmissão de dados e serviços de telecomunicação agregados, sempre garantindo aos usuários o melhor que o mercado financeiro tem para oferecer. Em todas estas etapas a Tecnologia da Informação está presente!

 

-Quer saber como a Cedro pode impulsionar seu negócio com projetos de TI em geral e soluções para o mercado financeiro? Entre em contato pelo link abaixo.

case da cedro - projetos de TI

Gostou? Compartilhe:

Thiago Reis

Thiago Reis

Thiago Reis Pontes é profissional de TI com mais de 11 anos de experiência em gestão de equipes de TI, análise, desenvolvimento e arquitetura de soluções.