home Sem categoria Conheça as principais aplicações da inteligência artificial

Conheça as principais aplicações da inteligência artificial

A inteligência artificial pode ser muitas vezes associada apenas aos robôs — aqueles que muito se assemelham aos seres humanos e que aparecem com frequência nos filmes de ficção científica. Mas a realidade é que as aplicações da inteligência artificial já tornaram-se recorrentes ao nosso cotidiano e podem até mesmo passar despercebida.

Como exemplo, podemos citar os assistentes pessoais Cortana, Siri e Google Now, da Microsoft, Apple e Google, respectivamente. Ou até mesmo o reconhecimento facial utilizado em redes sociais que tornam possível relacionar o padrão do rosto de uma foto ao perfil do dono.

Porém, as aplicações da inteligência artificial não restringem-se ao âmbito pessoal e estão sendo cada vez mais empregadas no ambiente profissional, otimizando os resultados e auxiliando na hora de promover e impulsionar os negócios.

Ambiente de Negócios

Tratando-se de inteligência artificial nos empreendimentos, existem três conceitos bastante utilizados e abordados nos diversos setores de um negócio:

  • Machine Learning
  • Big Data
  • Análise Preditiva

Machine Learning ou aprendizado de máquina é a capacidade das máquinas dotadas de inteligência artificial de aprender padrões, resultando em tomadas de decisões mais eficazes e diminuindo a taxa de erro da ação efetuada.

O grande fluxo de dados recolhido, armazenado e que pode eventualmente ser analisado constitui o conceito de Big Data. Analisar os inúmeros dados obtidos é extremamente importante para conhecer o cliente, rastrear possíveis pontos fracos do empreendimento em tempo real e até mesmo fidelizar o consumidor.

Já a análise preditiva acaba utilizando os dois conceitos abordados anteriormente e possui como objetivo utilizar os dados, técnicas de aprendizado de máquinas e algoritmos estatísticos para traçar possíveis resultados futuros a partir dos anteriores.

Com estes conceitos em mente, apresentaremos alguns tópicos consideráveis em que a inteligência artificial pode ser aplicada na hora de estimular o crescimento e otimizar o tempo do seu negócio.

Marketing

Menor taxa de erro

Capaz de aprender ações humanas e reproduzi-las com maior agilidade e taxa de erro reduzida — graças às técnicas de machine learning —, a inteligência pode influenciar diretamente na satisfação do cliente graças a esses fatores.

Atendimento personalizado

Outro tópico importante da aplicação da inteligência artificial ao marketing é a possibilidade de oferecer atendimento personalizado e rápido, tornando a resolução de problemas padrões em menor tempo e de forma menos desgastante ao cliente. Além disso, técnicas de fidelização podem ser aplicadas.

Direcionamento de publicidade

A utilização da rede tornou viável rastrear dados como o que está sendo mais procurado e o que está em alta para determinado público. Com essas informações à disposição, a publicidade pode ser direcionada a um grupo a partir de critérios escolhidos previamente e com base em seu potencial de interesse.

Este tipo de publicidade orientada é capaz de aumentar a conversão dos clientes de forma mais efetiva.

Interação com os usuários

A utilização das redes sociais como forma de aproximar cliente e empresa, além de manter o bom relacionamento entre ambos, é mais uma boa técnica para a fidelização e consequentemente sucesso do empreendimento. Já existem aplicativos no mercado capazes de gerenciar comunidades, agendar postagens, curtir e comentar em publicações.

Recursos Humanos

Análise de performance dos colaboradores

A aplicação da inteligência artificial para mensurar índices importantes como assiduidade dos funcionários, horário de saída e entrada, cálculo de horas extras, cumprimento de metas, produtividade e qualidade do trabalho tornou-se mais fácil.

Os dados obtidos podem ser armazenados e analisados a fim de montar-se um panorama e perfil de cada um, auxiliando a percepção de possíveis pontos fracos.

A expectativa é que futuramente softwares de reconhecimento facial e de voz sejam capazes de detectar possíveis conflitos interpessoais no ambiente de trabalho.

Seleção e Recrutamento

A área de seleção e recrutamento de novos funcionários pode ser beneficiada ao deixar de efetuar trabalhos manualmente e passá-los para softwares com inteligência artificial. Por exemplo, a fase de busca e análise de dados pode ser realizada em um curto período de tempo e facilitar a seleção do funcionário que mais se adeque ao perfil desejado.

Algumas empresas utilizam jogos em que a capacidade de trabalhar individualmente e em equipe é analisada a partir das respostas corretas, interações no chat, tomada de decisões diante de desafios e o perfil de cada concorrente é traçado.

A partir dessas informações os candidatos que mais se encaixam com a vaga são selecionados para a dinâmica, reduzindo o custo do processo seletivo e o tempo despendido e aumentando a eficiência da seleção.

Segurança

Voltando ao conceito de Big Data, a segurança de sua empresa pode ser preservada ao analisar e rastrear em tempo real pontos fracos e detectar possíveis comportamentos fraudulentos com antecedência.

Ao investir no atendimento virtual e/ou e-commerce, a segurança dos dados deve ser sempre levada em consideração. Tornar o cliente e empresa vulneráveis a ataques desprestigia o empreendimento, prejudica o trabalho realizado para a fidelização e aproximação dos clientes, além de trazer prejuízos.

Planejamento Estratégico

Como abordado nos tópicos anteriores, a combinação entre Machine Learning, Big Data e Análise Preditiva são essenciais ao aplicar a inteligência artificial aos negócios. Com esses três conceitos em mente, somos capazes de conhecer melhor nosso cliente, perceber as tendências de compras de um determinado grupo e apoiar a tomada de decisões.

O levantamento de dados de todos os setores da empresa nos permite elaborar um conjunto de metas e estabelecer um objetivo a ser alcançado. Dentro dos diagnósticos encontrados em cada área, o planejamento para atingir o propósito e as estratégias que o levarão até ele podem ser mais realistas e, consequentemente, a probabilidade de êxito cresce.

A tendência é que as aplicações da inteligência artificial sejam cada vez mais ampliadas e levadas para os mais diversos campos. Manter-se apenas no atendimento físico ou não utilizar de forma eficiente os recursos para o atendimento online significa não extrair ao máximo o potencial de crescimento do seu empreendimento.

Recolher dados e analisá-los sabiamente contribuem para o sucesso. Além disso, a inteligência artificial pode e deve ser usada nessa análise e aplicada em diversos setores. Reconhecer padrões, pontos fortes e fracos, manter o bom relacionamento com os clientes e fidelizá-los são apenas alguns dos aspectos que ilustram a importância dessas aplicações.

O que acha a respeito das aplicações da inteligência artificial na hora de otimizar os negócios? Deixe um comentário e participe da conversa!

Gostou? Compartilhe:

Paulo Ribas

Paulo Ribas

Head para soluções de mobilidade, seguros e previdência na Cedro Technologies. Possui larga experiência nestas áreas, em relação à tecnologia e às instituições financeiras.