Como integrar canais a partir do Omnichannel?

Vitor Precioso

30 março 2017 - 14:53 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:33

Homem com óculos na mão usando celular na outra

Cada vez mais os mundos on e offline do varejo tendem a se misturar. Isso acontece graças ao conceito omnichannel. Trata-se de uma tendência cuja a base é a convergência de canais e o objetivo é fazer com que o consumidor não sinta diferença entre esses mundos.

Com o omnichannel, todas as possibilidades de interação estão contempladas, já que são integradas as lojas físicas, as virtuais e o cliente. Assim, a operação fica toda focada na experiência do cliente e o conceito de multicanal de uma marca ganha um upgrade.

Esse conceito coloca o consumidor no centro (e todas as ações giram em torno dele) e cria uma percepção positiva de sua experiência com a empresa.

A facilidade de acesso, pela presença virtual e por suas instalações físicas, derruba possíveis barreiras e permite que o cliente use todos os canais disponíveis.

Muitas possibilidades

A experiência de compra pode ocorrer em diversos locais graças à internet e à mobilidade. Assim, não há mais diferença entre loja virtual e loja física — bastando uma conexão com internet e um canal digital para contato.

Quando há a integração de canais, o cliente usa o serviço onde e quando desejar — sem restrição de local, horário ou meio e a empresa ainda pode conhecer o comportamento e as preferências de cada consumidor. Assim, é possível atendê-lo em múltiplos canais com eficiência em todo o ciclo de venda e pós-venda.

O objetivo é fidelizar o cliente não só pela qualidade do produto, pelo preço ou pelo atendimento, mas pela experiência diferenciada que ele teve ao comprar com a empresa. É o fim dos canais de contato exclusivo, pois o omnichannel integra todos eles.

Poder total ao consumidor

Quando o cliente quer comprar um produto, pode pesquisar as melhores ofertas online bem como pedir dicas aos amigos nas redes sociais. Depois, pode comprá-lo em uma loja virtual e recebê-lo em casa. Se não gostar, pode ir até a loja física, ver outros modelos e até trocá-lo.

Assim, o consumidor tem mais poder e mais controle sobre a situação. E essa é uma tendência que não tem mais volta: é um novo comportamento mundial. O ponto focal de omnichannel é a experiência do cliente e como todos esses canais simplificam o processo de venda e, ao mesmo tempo, facilitam a decisão de compra.

A interação deve ser direta e padronizada em todos os canais. E o sistema vai permitir que o atendente reconheça o cliente e faça todo o processo de venda usando informações coletadas na primeira interação.

E como integrar canais a partir do Omnichannel?

O sucesso da estratégia omnichannel vem do foco no consumidor. É importante entender as características e seu comportamento ao comprar para, a partir disso, criar as melhores possibilidades.

Primeiramente, é importante se colocar no lugar do consumidor para entender como tornar sua experiência melhor. Um bom começo é traçar um perfil do cliente e entender como ele compra. É hora, então, de conhecer sua jornada de compra para ser capaz de enxergar pontos que necessitam de melhoria nessa experiência.

Depois, é fundamental criar uma integração consistente entre os diferentes canais da empresa para oferecer a melhor experiência possível. O ideal é começar integrando os sistemas que a empresa já tem, que devem ser integrados em uma única plataforma.

É necessário que o cliente possa transitar entre as diferentes plataformas sem problemas. Assim, enquanto proporciona ao consumidor uma experiência de compra assistida, permite à empresa oferecer sugestões mais persuasivas e personalizadas.

Isso permite que o cliente seja tratado da mesma forma em todos os pontos de contato, sem ter que repetir informações, o que melhora seu engajamento com a marca.

E aí, gostou de saber mais sobre o omnichannel? Então venha conhecer mais algumas dicas para um atendimento de sucesso!

Recomendados para você

Desenho de homem utilizando ferramentas digitais
Desenvolvimento de software: é melhor terceirizar? ...
Pessoa digitando linhas de comando em um macbook
Como escolher uma empresa de desenvolvimento de software ...
Homem de terno usando celular enquanto caminha
Você já pensou em investir em aplicativos mobile? ...