Fique por dentro de como criar aplicativos pelo Xamarin!

Rogério Marques

09 fevereiro 2017 - 18:43 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43

Pessoa utilizando computador

A grande variedade de sistemas operacionais para dispositivos móveis (mobile) tem gerado incômodos desafios para empresas que planejam criar um aplicativo.

Afinal, para atender a uma demanda tão abrangente, é necessário investir no desenvolvimento de aplicações multiplataforma. Para isso, muitas empresas estão aderindo ao Xamarin como plataforma para a criação de aplicações.

E por que o Xamarin tem se popularizado tão rapidamente no universo da programação? É evidente que a sua aquisição pela Microsoft colaborou muito para isso, já que a empresa de Bill Gates passou a disponibilizar a plataforma gratuitamente para usuários do Visual Studio.

Porém, o que contribuiu para a plataforma Xamarin se tornar uma grande tendência de TI foram seus próprios recursos, que permitem a criação de aplicativos multiplataforma com mais agilidade e facilidade. Quer saber mais? Neste conteúdo, você aprenderá:

  • O que é o Xamarin;
  • Os principais motivos para utilizá-lo;
  • Como criar um ambiente de desenvolvimento.

Vamos começar?

O que é o Xamarin?

O Xamarin é uma suíte de produtos na qual é fornecida uma série de recursos suficientes para o desenvolvimento de aplicativos nativos em múltiplas plataformas, sobretudo as que predominam no mercado mobile: Android, iOS e Windows Phone.

O diferencial do Xamarin, além das inúmeras possibilidades para o mundo dos apps mobile, é que a plataforma possibilita a criação das aplicações a partir da linguagem C# (ou F#) — utilizando tanto as funcionalidades dessa linguagem como também extensões do framework .NET, graças ao elemento .NET Framework Mono.

Por que você deve utilizar o Xamarin?

O que mais poderia atrair os olhares da Microsoft senão um produto que atenda aos interesses do mercado? A suíte de produtos Xamarin oferece diversos benefícios que facilitam a vida do desenvolvedor. Confira abaixo os principais deles:

Desenvolvimento mobile cross-platform

Já imaginou poder escrever um código que possa ser reaproveitado em uma gama de aplicações que a empresa pretende desenvolver? Esse recurso permite a criação de aplicativos para diferentes sistemas operacionais, usando apenas a linguagem C#, ou seja, é possível reaproveitar boa parte dos códigos.

O uso da linguagem C#

A linguagem C# é amplamente usada no mercado e muitos programadores — inclusive os estudantes da área — aprendem (ou estão sujeitos a aprender) nos cursos de graduação em TI.

Como o C# deriva da linguagem C, talvez a mais influente de todas as linguagens e muito difundida até hoje, a sua sintaxe é bastante didática. Isso contribui para que muitos profissionais estejam aptos a desenvolver aplicações.

Não requer o conhecimento de múltiplas linguagens

A partir do momento em que o conhecimento em C# e .NET Framework já bastam para que aplicativos mobile sejam criados para qualquer sistema, não será necessário contar com um especialista com experiência em outras linguagens para atender às suas necessidades.

Aplicações nativas

Diferentemente de como algumas tecnologias funcionam, o Xamarin não consiste em criar aplicações web que são adaptadas como nativas. As APIs do Xamarin são específicas para cada plataforma, permitindo o desenvolvimento de aplicativos com os recursos próprios do iOS, Android, Windows Phone e Universal Windows Platforms.

Como criar um ambiente de desenvolvimento?

Para criar um ambiente Xamarin no Windows — recomendado para criar apps para Android e Windows Phone —, você pode optar pelo Visual Studio ou Xamarin Studio (para desenvolver somente para Android).

Caso já tenha o Visual Studio 2015 instalado, basta modificar a instalação (na janela de programas instalados) e selecionar a opção Xamarin, em Cross Platform Mobile Development. Se a versão da IDE for 2013, faça o download do Xamarin Universal Installer.

Para desenvolver para iOS, é necessário: criar o ambiente em Mac OS X; atualizar o Xcode para ter acesso às bibliotecas; e instalar o Xamarin Studio. Pronto!

Analisando todos os benefícios que o Xamarin oferece, concluímos que a plataforma inegavelmente é uma solução robusta e completamente viável para o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma, devido à gratuidade, os requisitos de conhecimento, à facilidade para criar um ambiente e, principalmente, ao desenvolvimento nativo.

E você, o que achou do Xamarin? Ainda possui dúvidas a respeito? Deixe nos comentários.

Recomendados para você

Pessoas em escritório analisando dados em tablet
Como atribuir valor ao seu negócio na era da transformação digital ...
Pessoa interagindo com tablet exibindo gráficos
Business Intelligence no setor financeiro: 5 formas de aplicação ...
Pessoas fazendo sistema de engrenagens rodar
5 vantagens na correta alocação de recursos em TI ...