Carrossel: Um Elemento Indispensável Para o Desenvolvedor Front-End

Rogério Marques

03 agosto 2018 - 10:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:41

Banner de computadores exibindo site da Cedro

O carrossel é um elemento muito presente em aplicações web, uma vez que permite organizar e exibir vários dados em um único espaço, melhorando a estética da aplicação e consequentemente a experiência do usuário. Construído com CSS e JavaScript, é a melhor alternativa para implementar slides de imagens, textos, vídeos, links ou conjuntos de dados customizados.

Sendo composto por uma lista de itens, o carrossel possibilita o destaque e diferenciação entre os objetos, usando classes específicas para itens ativos que podem ser customizadas em CSS. Também é viável editar o tamanho, posição, margem e borda dos itens, usando os atributos de estilo do CSS.

Suas funcionalidades básicas podem ser bastante intuitivas e importantes para o usuário, tornando possível navegar entre os itens, visualizar legendas, indicadores do tamanho da lista e qual é a posição do item ativo. Além disso, o controle do componente pode ser feito de várias maneiras: como uso do atributo data, JavaScript, métodos e eventos.

Apesar de todos os pontos positivos para o uso dos carrosséis, sua configuração em JavaScript pode tornar difícil a customização de comportamentos, mas há várias bibliotecas alternativas para contornar tais dificuldades e facilitar o uso dos carrosséis. Algumas das mais famosas são: Owl Carousel, Flickity e Slick, e o Boostrap e Materialize também trazem suas próprias implementações do carrossel.

Portanto, combinando facilidade de controle e customização, diferentes alternativas de biblioteca e melhorias na experiência do usuário, o carrossel se faz útil e por vezes indispensável ao desenvolvedor front-end.

Recomendados para você

Banner da Cedro Tecnologia sobre ChatBot
Sua empresa já tem Chatbot? Reduza custos, gere receita e inove no atendimento a ...
Tela exibindo rede de usuários conectados
A importância e as técnicas do back-end no Cadastro Digital ...
Homem em escritório analisando tela de computador exibindo códigos
Arquitetura de Microservice: entenda o que é e como funciona ...