Bots: entenda como seu uso pode impulsionar negócios

Vitor Precioso

15 março 2018 - 19:24 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:42

Mão robótica usando um tablet

Cada vez mais, a tecnologia se destaca como uma ferramenta facilitadora. Sabendo usá-la é possível ter muitos ganhos. Os benefícios vão desde a satisfação do cliente, passando pela economia de recursos até a conquista de resultados financeiros mais expressivos e impactantes. Bots para negócios, entenda como ter o seu

Dentre as ferramentas tecnológicas que vêm ganhando destaque, os bots se sobressaem porque permitem que as marcas fortaleçam a relação com seus clientes e trabalhem com foco na fidelização. Os consumidores aprovam: afinal, não tem nada melhor do que ter um canal fácil, sempre disponível, para conversar com a marca.

Já pensou em simplificar o acesso dos seus clientes aos serviços e usar a expertise do seu time que trabalha focado no atendimento para questões estratégicas da organização? Isso já é possível! Os chatbots são assistentes virtuais programados para fazer o atendimento e simplificar uma série de outras tarefas.

Enquanto os bots executam atividades de forma automatizada, os profissionais ganham fôlego para se dedicar a outras questões tão importantes quanto o atendimento ao cliente. As empresas que apostam na implementação estratégica de soluções de bots  já sentem os resultados. A verdade é que os eles fornecem suporte ao crescimento da organização.

Conheça, neste post,  as principais vantagens e benefícios do uso de bots. Veja também exemplos práticos já implementados no setor financeiro. Assim será mais fácil pensar de que maneira os bots podem contribuir para o crescimento e a sustentabilidade do seu negócio.  

Como os bots podem impulsionar seu negócio?

Em um cenário super dinâmico, onde as pessoas vivem em um ritmo acelerado, toda solução que promete e entrega mais praticidade, agilidade e tempo otimizado, na certa, cairá no gosto do público. Isso quer dizer que, ao optar pelo investimento em um bot, uma organização financeira será capaz de atender aos principais anseios do consumidor e, ao mesmo tempo, ampliar o seu potencial de crescimento e lucratividade.

Com a implementação de um bot, a empresa ganha muito mais do que a satisfação do cliente. Dentre os benefícios que a organização pode ter com o bot, vale destacar alguns:

  • Redução de custos no atendimento;
  • Aproximação com os clientes;
  • Otimização de recursos;
  • Geração de receita ao integrar chatbots com marketplaces, e-commerces e meios de pagamento;
  • Maior produtividade;
  • Sobra de tempo para focar em tarefas gerenciais mais importantes que o atendimento;
  • Postura inovadora com o uso da tecnologia: a empresa à frente das demais.

Existem ótimas razões para incluir o desenvolvimento de bots no planejamento estratégico da organização. Com uma solução tecnológica feita sob medida para sua marca e seu público-alvo, o bot tende a ser um sucesso.

Cinco cases de sucesso do mercado financeiro

Com a capacidade de automatizar operações, alcançar mais clientes e oferecer uma experiência livre de atrito, os chatbots estão agilizando e otimizando serviços digitais de muitos bancos:

  • Bank of America (BofA): A instituição usa um chatbot para realizar cobranças e oferecer serviços financeiros. A Erica é a assistente digital inteligente que ajuda os clientes a tomar decisões. Ela envia notificações ao cliente, indica em quais áreas ele pode economizar dinheiro e ainda o auxilia no pagamento de contas no aplicativo do banco.
  • Capital One: Com o chatbot Eno, o banco ajuda os clientes a gerenciar seu dinheiro usando o smartphone. O bot responde à questões sobre saldo na conta, transações recentes, histórico de pagamentos e limite de crédito via mensagem de texto.
  • MasterCard: A empresa oferece um chatbot na plataforma do Messenger do Facebook. A partir do bot, os clientes podem analisar saldos em conta, histórico de compras, hábitos de consumo e até mesmo efetuar pagamentos. Além disso, ele informa o cliente sobre os benefícios do titular do cartão e ainda faz ofertas contextuais.
  • American Express (AmEx):  Seguindo a mesma linha, o bot do AmEx também permite que seus clientes acessem suas contas por meio do Messenger. O cliente recebe notificações de compras em tempo real, lembrete de benefícios do cartão e recomendações. O diferencial deste bot é a possibilidade de vincular um cartão de crédito à sua conta do Facebook,  permitindo compras no app no Facebook.
  • Barclay África (Absa): O Absa lançou um chatbot para atender os clientes onde quer que eles estejam, inclusive dentro de uma rede social. Isso porque o recurso ChatBanking do Absa estende os serviços do banco ao Twitter e ao Messenger. Ou seja, os clientes podem levar o banco para dentro do seu aplicativo de mídia social mais usado.

Bot pode ser uma boa ferramenta de marketing

Além de reduzir custos, otimizar recursos e alavancar resultados, o bot promove estratégias de marketing que aumentam as vendas. À medida que o bot permite que a marca fidelize seus clientes, mais uma meta de marketing é alcançada. Ou seja, é uma ferramenta que impacta diretamente nos resultados da organização. O bot pode, inclusive, trabalhar focado no aumento de vendas, se essa for a prioridade da organização.

É possível, por exemplo, configurar o bot para que ele faça a oferta de produtos da marca. Baseado no sistema CRM (Customer Relationship Management), ele vê que o cliente comprou um tênis duas vezes no último mês. Sabendo disso, ele oferta um tênis lançamento para esse cliente. Neste cenário, o bot passa a se destacar como uma ferramenta de venda e não só de atendimento.

O chatbot é um novo espaço criado para o cliente se relacionar com as marcas. Em vez do usuário estar no site da empresa, ele está no bot, que oferece uma série de serviços cognitivos acoplados e, assim, dá suporte à estratégia de marketing da empresa.

Adoção de bots para o sucesso da organização

A transformação digital só está ao alcance das empresas que ousam, acreditam e apostam alto em novas tecnologias. O despertar para as novas soluções disponíveis no mercado é necessário e implementá-las é cada vez mais urgente. A criação e o desenvolvimento de bots, desde que pautados pelas dores e necessidades da empresa, considerando seu projeto de crescimento e expansão, tende a elevar a organização a um novo patamar.

A implementação de bots faz parte deste movimento de transformação digital. Somente com uma estrutura definida, processos bem organizados, um acompanhamento sistemático de cada etapa do projeto e uma equipe alinhada e engajada será possível fazer a revolução da transformação digital.

Com ela, é possível fazer a gestão de dados e de riscos e manter uma ferramenta de relacionamento constante com o cliente. Assim, finalmente, a empresa atingirá um novo patamar.

Desenvolvimento de chatbot com quem entende do assunto

A tecnologia para fazer diferente, trazer novas funcionalidades e surpreender os clientes já está disponível. É possível, sim, ousar, e as organizações devem fazer isso. Com estratégia e criatividade um bom projeto de bot pode ganhar vida. É indispensável, também, ter uma equipe expert e um parceiro que realmente entenda e domine o assunto.

A Cedro Technologies é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções para o mercado financeiro e, por isso, entende como ninguém as necessidades e o perfil das empresas do setor.

Com um dos chatbots mais flexíveis e completos do mercado, o People, a Cedro tem condições de ajudar a sua organização no desenvolvimento de um projeto de bot.

O People está integrado com as principais redes sociais: Facebook, Whasapp (com Whatsapp Business API), Telegram e outros.

 

Recomendados para você

Mãos segurando conjunto de aparelhos tecnológicos
Transformação digital: o potencial combinado das tecnologias ...
Banner da Cedro Tecnologia sobre ChatBot
Sua empresa já tem Chatbot? Reduza custos, gere receita e inove no atendimento a ...
Homem digitando em um mac
Os 4 maiores desafios enfrentados por Fintechs no Brasil ...