Bot Framework: serviço operado pela Microsoft

Vitor Precioso

28 junho 2018 - 14:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:32

Robô utilizando ferramentas em hologramas

A BOT Framework é um serviço operado pela Microsoft baseado, que permite criar um chatbot. Pode ainda, usar diversos serviços para hospedá-lo e tornar seu funcionamento cada vez mais dinâmico, como serviços de linguagem natural do Machine Learning (LUIS), reconhecimento de voz com as API’s, integração com o Azure, entre outras, podendo ser utilizados em situações como informações, compras, jogos, automação de tarefas, assistentes e conversas.

A criação do bot é muito rápida e de fácil manuseamento, podendo até utilizá-lo diretamente em questões empresariais, fazendo uma integração com conectores que permitam uma troca de mensagens, como um chat. Por exemplo: Facebook, Email do Office 365, Skype, Slack, Telegram, GroupMe, SMS, entre outros, como pode ser visto na imagem abaixo.

Leia mais também sobre como integrar seus bots com o WhatsApp Business API.

Bot Framework: serviço operado pela Microsoft

Para realizar a publicação do bot pode ser realizado através da Azure, que é uma plataforma que permite armazenar dados em nuvem, e que roda nos dacenters da Microsoft, sendo que esta integração é realizada por meio de serviços REST.

O bot faz requisição e recebe textos de um Web Service, sendo que as mensagens trocadas são tratadas por meio de uma inteligência que é criada pelo usuário, por meio de intenções, expressões e do treinamento das mesmas, que pode ser realizado por meio do LUIS (Language Understanding Intelligent Service). O treinamento da inteligência é realizado por meio de Machine Learning, que é um estudo de reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional.

Devido o bot ser baseado em serviços REST, todo o tráfego realizado entre cliente e servidor são mapeados em JSON, como mostra a imagem a seguir tendo como conector o SMS.

Bot Framework: serviço operado pela Microsoft

Um exemplo de situação de utilização do chatbot é a resolução de algum problema com um cartão, independente do canal onde será realizada a troca de mensagens, o servidor receberá um text, por exemplo “text”: “Tenho um problema com meu cartão de crédito”. O bot irá processar e entender que o usuário precisa resolver algo referente ao seu cartão de crédito e, como retorno, o servidor dará instruções ao usuário até a resolução do problema, ou até onde o mesmo foi treinado para resolver problemas desse tipo.

A bot framework pode ser integrada com diversos serviços que necessitem de uma inteligência, podendo ser utilizado também em serviços de atendimento ao cliente, de perguntas mais frequentes, por exemplo. Onde for necessário, é possível implementar a transferência do robô ao atendente, para resolução de algo que o robô não fora treinado para resolver.

A bot framework é basicamente, um framework que oferece abstrações que permitem que o usuário possa criar seu próprio robô, e permite também uma integração com o cliente através de chats de fácil acesso, possibilitando um rápido atendimento, com conforto e praticidade.

Recomendados para você

Pessoa escrevendo em caderno utilizando o celular
React Native: o que é e como construir aplicações ágeis ...
Pessoas em ambiente de escritório interagindo umas com as outras
Sete metas que todo gestor de projetos deveria desejar cumprir ...
tudo-sobre-outsourcing-de-ti
Outsourcing de TI: tudo o que você precisa saber ...