home Sem categoria Análise de dados: como otimizá-la em seu negócio

Análise de dados: como otimizá-la em seu negócio

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre a importância da análise de dados do seu negócio, porém poucos empresários sabem efetivamente como fazer essa atividade.

Um exemplo simples é analisar como estão as postagens do Facebook da sua empresa, por exemplo. E se quiser saber mais sobre marketing digital, principalmente focado em mercado financeiro, aqui tem um ebook ideal sobre o assunto.

Além disso, as dicas a seguir são fundamentais para aprender a otimizar a análise de dados do sua empresa e, com isso, aumentar seus resultados.

Defina como os resultados serão mensurados

Para que a análise de dados do seu negócio seja eficiente, você deve definir como serão mensurados os dados coletados.

Em um e-mail, por exemplo, existem várias formas de mensuração:

  • Entregas na caixa de entrada dos seus clientes
  • Taxa de abertura de e-mails
  • Quantidade de e-mails que foram lidos até o final
  • Tempo que o cliente permanece com seu e-mail aberto
  • Quantidade de cliques na sua chamada para ação

Uma análise de informações detalhadas, como mencionado acima, será possível apenas se sua empresa adquirir uma ferramenta de e-mail marketing. Por isso, é muito importante definir primeiramente como deseja mensurar os dados, para então buscar ferramentas que facilitem essa análise.

Meça KPIs

Depois de definir como os dados serão mensurados, é essencial fazer acompanhamento e atualização constante, e isso é possível com a ajuda dos KPIs, pois dessa forma será possível extrair algo relevante de cada análise.

Para um KPI eficiente, defina exatamente as métricas de negócio, o que deve ser analisado, os pontos fortes, os pontos fracos e como podem ser melhorado continuamente.

Por exemplo: você definiu que será feita uma campanha de marketing na sua empresa com investimento de R$ 400,00. No KPI será necessário definir uma métrica, que pode ser a quantidade de leads cadastrados. Em seguida, analise o que deu certo e o que deu errado nessa campanha para que possa fazer melhorias na própria campanha, se ela ainda estiver ocorrendo, ou nas próximas.

Você também pode fazer isso com suas vendas. Verifique quais foram os vendedores com maior resultado, as abordagens utilizadas, os descontos concedidos, e como melhorar e implementar as boas atitudes para o restante da equipe.

Trabalhe com amostragem

Provavelmente sua empresa tem diversos tipos de dados que podem ser analisados, porém nem sempre é possível avaliar todas as informações, pois se tornaria uma tarefa muito complexa e cansativa. Por isso, você pode escolher quais dados analisar pela amostragem e, dessa forma, simplificar o trabalho com o aumento da velocidade de análise empresarial.

Faça a análise de dados em tempo real

Sua empresa acontece em tempo real – e se você conseguir acompanhar o ritmo, certamente ajudará a tomar decisões mais assertivas. Isso pode ser feito através de um software de monitorização que envia informações sempre que algo importante acontece.

Ele faz isso com a coleta de dados de todos os sistemas empresariais e entrega relatórios com informações importantes e de fácil entendimento.

Dessa forma, sua empresa terá informações úteis e extremamente atualizadas para ajudar na tomada de decisões e na definição das estratégias.

Crie relatórios fáceis de entender

Os relatórios de análise devem sim conter informações confiáveis e relevantes, mas devem possuir uma linguagem simples e serem fáceis de entender, pois ele pode ser analisado pelo presidente da empresa, assim como pelos demais funcionários da sua equipe.

Uma forma de facilitar o entendimento é através da criação de tabelas, gráficos e imagens que facilite e comprove as informações descritas no relatório.

Um ótimo exemplo de software que entrega informações úteis e de forma simples é o GestãoClick, sistema ERP oferecendo desde o controle de produtos até um completo sistema de gestão financeira da sua empresa.

Reuniões periódicas

Outro ponto que deve ser considerado para otimizar a análise de dados do seu negócio é realizar reuniões periódicas para manter toda a equipe alinhada com os resultados da empresa.

Dessa forma, todos podem trabalhar para que os resultados esperados sejam atingidos.

Além disso, a equipe também poderá analisar em conjunto o que deve ser melhorado, o que está dando certo e qual é o melhor caminho a seguir.

Utilize bons softwares

A análise de informações em planilhas pode ser muito trabalhosa, além de ter grande possibilidade de erros. Para otimizar, é essencial contar com bons softwares.

Um exemplo é simplesmente saber onde o consumidor está na sua jornada de compras.

Você pode ter um ótimo site, criar bons e-mails e conteúdos nas redes sociais, porém se você não souber como é a experiência do consumidor com seu site ou até mesmo com a abertura dos seus e-mails, não saberá quais são as melhores estratégias para atrair mais clientes. Um bom software de marketing pode resolver esse problema.

O mesmo pode acontecer com a gestão da sua empresa como um todo. Se você não utilizar um software de gestão integrado, as informações se perdem – ou simplesmente não batem uma com a outra.

Podemos citar o exemplo das vendas. Ao realizar uma venda utilizando um sistema integrado, será automaticamente:

  • Emitida a NF
  • Emitido o boleto
  • Gerado um lançamento no contas a receber
  • Baixado o item do estoque
  • Atualização de todos os relatórios relacionados a vendas

Se você controlar o estoque em um sistema e as vendas em outro, possivelmente ocorrerão falhas devido a utilização de softwares diferentes, prejudicando assim a análise de dados.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e responderemos o mais breve possível.

Gostou? Compartilhe:

GestãoClick

GestãoClick

Sistema de gestão para pequenas e médias empresas que trabalham com vendas de produtos e/ou prestações de serviços.