A importância da tecnologia para uma equipe de alta performance

Rogério Marques

21 agosto 2017 - 12:50 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:03

Pessoas em uma reunião utilizando o celular

Alcançar alta performance não é tarefa simples, já manter uma equipe com níveis acima da média em termos de desempenho pode envolver um vasto framework que vai da psicologia à tecnologia: além da mentalidade, é preciso ter processos e ferramentas para turbinar a produtividade.

Alta performance

O termo alta performance tem muito utilizado na área executiva, em negócios de tecnologia e em programas de desenvolvimento profissional ou pessoal como sinônimo de pessoas ou times de desempenho superior.

a expressão foi cunhada nos anos 50 e era usada para designar times com alto poder de entrega de resultados, extrema capacidade de colaboração e foco em objetivos comuns, com membros de perfis complementares e alto nível de habilidades gerais.

Tecnologia e Alta Performance

Com o uso de tecnologia, por meio de ferramentas e conceitos, é possível catalisar as características de um time de alta performance; isso é feito com o uso de aplicativos e tecnologias para melhorar a comunicação, agilizar processos e melhorar a capacidade de tomada de decisão do time.

Comunicação

Uma das principais características de equipes de alto desempenho em áreas tão distantes quanto desenvolvimento de software e vendas é a capacidade de comunicação: times coesos e que entregam resultados normalmente possuem padrões de comunicação que otimizam as conversas.

O tradicional e-mail, troca de telefonemas e troca de mensagens são, muitas vezes, contraproducentes: o primeiro parece uma carta (e as pessoas nem sempre conseguem respostas rapidamente), o segundo se perde na efemeridade das palavras (com o dinamismo de hoje, ninguém tem tempo para anotar tudo que diz e o ideal é comunicar registrando) e o terceiro acaba ficando “preso” ao smartphone – quantas vezes você não viu as pessoas abrindo o Whatsapp no PC só para copiar parte de conversas e mandar por email?

Uma ferramenta que tem ajudado a produtividade é o Slack, com uma abordagem muito interessante: imagine um ambiente de trabalho (workspace) no qual assuntos podem ser discutidos em canais e mensagens públicas ou privadas, com interface muito amigável, apps para iOS e Android e várias possibilidades de integração. Além de permitir a configuração de notificações, tudo que é dito é “pesquisável”.

Gestão de vendas

Quase toda empresa já tem um ciclo básico de venda, mas nem todas formalizaram o processo em um sistema que dê apoio às atividades e acompanhamento do andamento das prospecções e controle de vendas.

Equipes de alta performance vendem ou ajudam a vender – e se isso era quase pejorativo em algumas áreas, hoje toda empresa séria reconhece que a área comercial é a espinha dorsal de qualquer organização porque ela liga a produção ao escoamento dos produtos e serviços.

Existem ferramentas que ajudam desde a captura de emails de visitantes do seu website, com automação dos primeiros contatos e mapeamento de leads gerados e status de prospecções.

Se seu negócio utiliza o Word Press, dê uma olhada em plugins como o Lead Forensics – esse plugin ajuda a identificar os visitantes e ajuda empresas a entender o que os visitantes fazem e como entrar em contato.

Independentemente do tipo de negócio ou nicho de mercado no qual sua empresa atua, implementar o uso de sistemas CRM potencializa o desempenho e ajuda na padronização dos processos comerciais.

Sistemas famosos como como o Salesforce e o SugarCRM já são muitos utilizados – outros com abordagens mais modernas e simples como o Insightly tem crescido muito e apostam em um abordagem baseada em nuvem e apps.

OKR – Objectives and Key Results

Equipes de alto desempenho são dirigidas por objetivos e metas. Por isso, o uso de OKRs (Objectives and Key Results) se tornou tão popular em organizações de todo tipo e tamanho.

OKRs podem ser acompanhados e ajustados manualmente ou utilizando ferramentas do Office, e o uso de ferramentas de tracking pode facilitar muito sua vida. No mercado existem opções como o Perdoo, Weekdone, Betterworks e muitas outras que permitem a configuração de objetivos,ações, feedbacks, resultados e acompanhamento.

Tomada de Decisão

A tomada de decisões assertivas é outra característica de times de alto desempenho, normalmente nestes times as decisões são uma mistura de estatística, ponderação de argumentos dos membros da equipe, experiência e uma dose de feeling.

Empresas como a 1000Minds estão criando criando soluções para auxiliar a tomada de decisão em equipes (com ferramentas analíticas e de votação que permite que times tomem decisões em conjunto) e Conjoint Analysis (análises que levam em consideração tradeoffs que os clientes consideram na hora das decisões de compra).

Sistemas de Gestão Integrada

Manter dados atualizados de vendas (orçamentos, PDV, relatórios), faturamento, receitas, estoque e cadastro de clientes são tarefas essenciais para equipes de alto desempenho. Os sistemas de gestão empresarial ou sistemas ERP online estão sendo modernizados: hoje, a maioria já não é nem tão cara nem consome tantos recursos (infraestrutura e colaboradores especializados) como nos anos 80 e 90.

A armazenamento na nuvem, além de baratear os custos de hospedagem de sistemas complexos na Internet também flexibilizou o uso dos sistemas de gestão que agora podem ser acessados até dos smartphones.

Comunicação e objetivos

Comunicação e objetivos em comum são os atributos-chave para a alta performance de equipes em qualquer área. Claro que isso não substitui competência, mas o uso de tecnologia aumenta a produtividade e pode amenizar problemas ou gargalos dos processos organizacionais.

Para cada problema ou desafio que um time que almeja níveis de rendimento acima da média em termos de desempenho existe pelo menos uma ferramenta ou tecnologia que pode resolver ou melhorar a execução de tarefas relacionadas.

Automatizar e informatizar nem sempre é a solução de todas as “dores”, mas certamente pode ser um dos pilares para equipes em busca de alto desempenho.

Recomendados para você

Homem conversando com mulher analisando dados
Inovação tecnológica: saiba porquê ela é fundamental na sua empresa ...
Pessoa utilizando cartão por aproximação em maquininha
O perfil do consumidor inadimplente brasileiro ...
Busto de uma pessoa e gráficos em primeiro plano
Face Match: uso de IA para aprimorar a validação cadastral ...