home TI As 7 características que todo gerente de projetos deve ter

As 7 características que todo gerente de projetos deve ter

O gerente de projetos tem participação fundamental dentro de uma companhia. A sua função primordial é planejar, executar e controlar os projetos dentro da empresa, sejam eles pontuais (com datas determinadas para início e término) ou de longo prazo (como tornar a empresa uma referência no mercado em que ela atua).

Dentre as atividades de um gerente de projetos, estão lidar com a papelada, distribuir tarefas, supervisionar a equipe, fazer a administração financeira e ainda buscar estimular os colaboradores a trabalhar em equipe. Ele ainda deve prever possíveis riscos e buscar com antecedência uma maneira de contorná-los.

Sem a ajuda desse profissional, os planos e objetivos de uma empresa podem acontecer de maneira inadequada. Mas quais as características fundamentais de um bom gerente de projetos? Descubra no artigo de hoje!

1. Comunicação

Um bom gestor de projetos dedica boa parte do seu tempo diário em comunicação. Afinal, ele precisa coordenar uma equipe e estimular o trabalho cooperativo entre os funcionários.

Ele compartilha informações verbais e escritas constantemente com os stakeholders do projeto, por isso deve fazer investimento nessa habilidade. Ter um processo transparente e eficiente de comunicação com seu cliente é uma característica necessária para garantir o sucesso na profissão. Outro ponto importante é aprimorar a comunicação entre a sua própria equipe, como forma de favorecer a produtividade e a interação.

2. Liderança

Há uma grande diferença entre os chefes e os líderes que nem sempre é notada. O chefe costuma ser nomeado ao cargo e é a figura que simplesmente distribui funções. O líder, por outro lado, participa efetivamente do dia a dia da sua organização e é o maior incentivador da sua equipe.

Para ser um bom gestor de projetos, é preciso trabalhar a habilidade de liderar, e não se tornar apenas um simples chefe que delega funções. Para motivar sua equipe é preciso conhecê-la a fundo, saber quais são os pontos fortes e fracos de cada membro do time de colaboradores, objetivando sempre potencializar os resultados positivos e corrigir os negativos.

3. Organização

Outra das habilidades essenciais de um gestor é a organização. Quando se trabalha com projetos de diferentes escalas e se gerencia toda uma equipe, é impossível realizar qualquer trabalho de maneira satisfatória sem que se tenha organização e responsabilidade. Muitas vezes, o gestor pode gerenciar mais de um projeto ao mesmo tempo, e se ele não se dispuser de muita organização, poderá ter muitos problemas.

Se essa não é uma habilidade nata ou se você procura sempre trabalhar com o máximo de eficiência, os serviços de consultoria são a solução para te ajudar a gerenciar melhor seus projetos e concluí-los com sucesso. Contratar uma consultoria ou alocar recursos terceirizados pode ser o grande segredo para melhorar a qualidade do seu trabalho e surpreender os seus clientes.

4. Negociação

Negociar e gerenciar projetos são questões parecidas para esse gestor. Ao ficar encarregado pelo gerenciamento, ele precisa lidar todos os dias com interesses diversos vindos dos seus clientes, cada um com seu objetivo próprio para a empresa. Saber mediar as vontades deles e fechar acordos que sejam satisfatórios para todas as partes envolvidas são habilidades importantíssimas.

Por exemplo, pode acontecer de você necessitar pedir prazos maiores para um projeto ou solicitar mais recursos para concluir um trabalho — conseguir isso depende diretamente da sua capacidade de negociar.

5. Capacidade para lidar com crises

O bom gerente é o que está sempre preparado para se antecipar à crise. Por conta disso, estude possíveis riscos que podem aparecer no decorrer do projeto para ter tempo de pensar soluções antes que o prazo aperte.

Uma crise pode envolver as finanças e até as desavenças entre os colaboradores que formam seu time. Portanto, considere todos esses quesitos e busque soluções rápidas e eficientes para contornar os problemas. No momento de crise, suas habilidades de comunicação e de organização serão de novo colocadas à prova. E também, outra vez, pode ser mostrar imprescindível contar com uma consultoria adequada para te ajudar a fugir das adversidades que aparecem no trabalho.

Agora você conhece as 5 principais habilidades essenciais do bom gerente de projetos! Gostou das nossas dicas de hoje? Já coloca algumas dessas características em prática? Conte pra gente nos comentários!

6. Colaboração com a cultura organizacional

O gerente de projetos também tem um papel fundamental na cultura organizacional, ou seja, no conjunto de valores, hábitos, normas e crenças que permeiam o dia a dia operacional e a história da empresa.

É ele quem se encarrega de colocar em prática o que é previamente pensado no planejamento empresarial, cuidando sempre para que a “alma” da empresa não seja perdida com o ritmo frenético dos negócios.

Assim, ao se deparar com demandas e ter os clientes (internos e externos) para prestar contas, ele sempre cuidará para garantir que a qualidade e a ética corporativa se mantenham intactas.

7. Promoção da inovação

Cada vez mais, as empresas estão buscando inovar para se diferenciar no mercado competitivo — outro ponto em que o gerente de projetos tem uma participação ímpar. É ele quem deve criar as condições para que os profissionais envolvidos nos planos de ação sejam criativos e busquem sempre formas diferenciadas de implementar ideias e processos, além de propor formas inovadoras de trabalho e negócios.

3 dicas para você se tornar um excelente gerente de projetos

Chegar às 7 características citada acima não é uma tarefa fácil. Exige muito trabalho e dedicação.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você se torne um gerente de projetos acima da média:

1. Busque as principais certificações em gerenciamento de projetos

O PMI, principal associação internacional de profissionais e empresas de gestão de projetos, oferece seis certificações para os profissionais da área. São elas:

  • PMP (Profissional de Gerenciamento de Projetos);
  • CAPM (Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos);
  • PgMP (Profissional de Gerenciamento de Programas);
  • PMI-SP (Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®);
  • PMI-RMP (Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI®);
  • PMI-ACP (Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®).

Ter estas certificações vai muito além de atestar os conhecimentos, sendo que o objetivo primordial é justamente desenvolver as habilidades já testadas e aprovadas em diversas partes do mundo.

2. Desenvolva sua capacidade de gestão de pessoas

Formar equipes de alto desempenho, estabelecer boa comunicação, mediar conflitos, motivar profissionais. Tudo isso é importante para o gerente de projetos, mas ele só conseguirá fazer se tiver preparado para lidar de uma forma estratégica com as pessoas.

Como os demais líderes de uma empresa, o gerente de projetos deve ter um pouco das características de RH correndo em suas veias. Especialmente se pensarmos nos conflitos geracionais e também nas novas maneiras com que os jovens se relacionam com o ambiente laboral.

3. Atualize-se em ferramentas tecnológicas e metodologias

A evolução da tecnologia precisa ser acompanhada por quem trabalha com gerenciamento. Diversas ferramentas (sistemas, aplicativos, equipamentos, etc.) surgem a cada dia e, muitas delas, facilitam todas as fases dos projetos.

É importante que o gerente de projetos esteja sempre de olho nas novidades e tendências se ele quer ser um profissional de destaque na profissão.

Agora você conhece as 7 principais habilidades essenciais do bom gerente de projetos e também tem algumas dicas para aprimorar sua atuação! Gostou deste artigo? Para acompanhar nossas publicações, siga-nos no Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube!

Gostou? Compartilhe:

TAGS:
Eduardo Finzi

Eduardo Finzi

Eduardo Finzi é Diretor de TI da Cedro, com experiência como cientista da computação em empresas do segmento atacadista, telecom e financeiro.