home Sem categoria 6 dicas para CIOs planejarem 2018

6 dicas para CIOs planejarem 2018

Cada recomeço um traz consigo a vontade de errar menos, fazer diferente, aprender coisas novas, realizar mais e, assim, se tornar uma pessoa melhor. De acordo com uma pesquisa do Google, que contou com quatro mil respondentes, 55% dos brasileiros já haviam feito suas resoluções de ano novo em dezembro. Dentre tantos desejos, o anseio por um emprego novo é o maior e aparece 12 vezes mais do que em 2016, seguido pelos desejos de “mudar de vida”, “aprender algo novo”, representando um aumento de 200% na busca. A verdade é que um novo ano renova as esperanças de estudantes, profissionais e até CIOs. A virada de ano é, na verdade, uma boa razão para projetar e realizar.

No imaginário, as metas parecem simples, mas, na prática, a maioria ganha uma  certa complexidade por diferentes razões. Em parte porque a rotina exaustiva consome muito tempo dos CIOs e também porque outras prioridades se sobrepõem aos novos objetivos.  Tanto é verdade que, segundo pesquisa do governo dos Estados Unidos, 52% dos americanos fazem resoluções com certeza de cumpri-las, mas apenas 12% conseguem.

Mas, então, como agir para que estes desejos não se tornem apenas resoluções esquecidas? Por onde começar? As perguntas são muitas, o destino é completamente desconhecido e é natural sentir uma insegurança. Por isso, vale conferir um passo a passo para fazer bonito no planejamento de 2018. Afinal, seja na vida pessoal ou na profissional, todo CIO merece, sim, ter certeza de que está fazendo o melhor hoje, para construir o futuro e se orgulhar da sua história.  

Confira, então, alguns passos que podem ajudar a planejar seu ano e dar vida às resoluções.

#1 Planejar é preciso

Já sabe quais são as suas metas para 2018? Elas são também metas de vida? Pode parecer exagero, mas, segundo sugere Fred Schebesta, cofundador do comparador de produtos financeiros finder.com, quando você faz de uma resolução de ano novo uma meta permanente, renovada a cada ano, fica mais fácil alcançá-la. Assim, o CIO pode se dedicar a ela em pequenas atitudes diárias. Além disso, vale a pena se planejar e definir quais os passos a serem seguidos para chegar lá. O planejamento torna as resoluções mais acessíveis. Ao fazê-lo é possível ter a convicção de que as metas são realizáveis. E quando você acredita no que se propõe a fazer já é meio caminho andado.    

#2 Seja leal às suas resoluções e preste contas si mesmo

Além de manter o olhar atento para as metas e se esforçar para alcançá-las, é importante prestar contas sobre o que já foi feito. Jennifer Snyder, fundadora da Neat as a Pin Organizing Experts, conta que este é um dos segredos para avançar: dessa maneira, ela conseguiu cumprir, no mínimo, 80% das suas resoluções de Ano Novo. Semanalmente, Jennifer e outras sete executivas se reúnem para compartilhar os objetivos conquistados na semana – ainda que sejam pequenos passos rumo à meta maior. Trimestralmente, elas também repetem a experiência de prestação de contas e, assim, conseguem manter o foco nas resoluções.

#3 Escreva as resoluções de Ano Novo

Para não perder de vista as resoluções, tome como hábito escrever sobre elas. Um bom check-list permite visualizar atitudes pequenas e ações de peso que contribuem para o alcance da sua meta. Ao registrar o seu avanço também é possível incluir novos objetivos que podem ser identificados no meio do caminho e mais: engajar outras pessoas no mesmo movimento de trabalho para a conquista. Um CIO perspicaz sabe motivar sua equipe para uma construção coletiva, de modo que uma meta particular ganha outro status e a atenção de todos.

#4 Invista em você

É importante se sentir seguro e bem para ter energia e conquistar mais. Busque diferentes formas de se fortalecer. Para crescer, é fundamental não parar de estudar. O conhecimento abre portas. Portanto, busque novos cursos de aperfeiçoamento, aprenda um novo idioma, participe de workshops, leia títulos da sua área e mantenha-se focado. É o estudo constante que confere ao CIO conhecimento técnico e segurança para seguir em frente.

#5 Muito além do trabalho

Nem só de reuniões, compromissos, projetos e desafios vive um CIO. Além das paredes do escritório, há uma vida inteira para ser vivida. Procure aproveitar mais o tempo com a sua família, acompanhar seus filhos, estar com seu parceiro/a, viver tranquilamente seus finais de semana, fazer viagens em feriados prolongados, tomar um café da tarde com seus pais, praticar seu esporte favorito. A agenda em família e os momentos de lazer e descanso nutrem o seu estado de espírito, deixam a rotina mais agradável e a vida mais leve. Viver bem faz bem para a saúde – física e emocional – e para os negócios.

#6 Busque realizar um sonho

Sabe aquela viagem que até hoje você sonha em fazer? Ou aquele ano sabático tão esperado? Talvez, o sonho de ser pai. Pode ser também uma aventura radical para a qual sobra vontade, mas ainda falta coragem. Às vezes por falta de tempo, de recurso ou de atenção mesmo. Tire um tempo, reserve um recurso, busque coragem, convença seu parceiro ou amigo e, se  for o caso, siga sozinho. De todo modo, escute e busque seu sonho.

Já deu para perceber que é possível viver muitas coisas diferentes em um ano novo e, principalmente, é viável executar os desejos sem relegá-los ao esquecimento. Para CIOs, mesmo com a rotina apertada, o tempo escasso e a agenda cheia existe uma série de possibilidades que permitem gerenciar as resoluções de ano novo, dedicar-se a elas, viver bem e sentir-se realizado. É preciso estar disposto e priorizar a construção de um futuro baseado em suas aspirações. A vida é agora e você pode escolher como viver este ano novo. Ele pode ser, de fato, inédito, uma continuidade ou uma mera repetição. A escolha está em suas mãos!

Gostou? Compartilhe:

Equipe Cedro

Equipe Cedro

Empresa focada em tecnologia e referência em inovação para o mercado financeiro e em soluções de TI e mobile.