5 tendências mobile que sua empresa precisa acompanhar

Rogério Marques

09 dezembro 2016 - 13:08 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:04

Homem utilizando o celular

Se você é do tipo que acredita que agora é a hora certa das empresas começarem a prestar atenção nas tendências mobile, é melhor dar uma olhada nesse dado: só no Brasil, desde 2010, o número de smartphones já é maior do que o número de habitantes, segundo a ANATEL. Ou seja: não é de hoje que as empresas já deveriam estar de olho nas possibilidades do universo móvel.

Mas quais seriam as maiores tendências dessa área para os próximos anos?

1 – Experiência do usuário com o ambiente externo

Não é qualquer aplicativo que consegue faturar mais de 600 milhões de dólares em apenas 3 meses de uso, que foi o resultado que o famoso Pokémon Go conseguiu atingir no final de outubro.

E aí, depois de ver todo o frenesi que houve em torno do game e de suas possibilidades, se tem uma coisa que podemos aprender com esse case é que de agora em diante é bastante interessante pensar em soluções digitais que saibam como misturar a realidade aumentada e os ambientes externos para gerar boas experiências para o usuário.

2 – Pagamento mobile

PayPal, Amazon, Google e Apple são só algumas das marcas que já contam com sistemas de pagamento mobile (aqueles que dispensam o cartão de crédito na hora da compra, focando no uso apenas do celular). No entanto, ainda é preciso esperar mais algum tempo para que esse modelo de pagamento se torne de fato mais popular, algo que quem já começar a pensar a respeito a partir de agora terá vantagem no futuro.

3 – Compra com um clique

Outra tecnologia que já existe, mas que pode ficar ainda melhor com a tecnologia mobile, é a compra com um clique, bastante utilizada principalmente no comércio eletrônico.

E o motivo é simples: com mais pessoas usando os sistemas de pagamento mobile, ficará mais fácil clicar até mesmo em anúncios e efetuar as compras por meio dos smartphones sem ter de passar por várias telas de cadastro e confirmação.

Este, por sinal, é um ótimo recurso tecnológico que poderá ser explorado cada vez mais pelos empreendedores digitais.

4 – O mobile e a internet das coisas

Quanto mais a internet avançar para objetos como carros e até geladeiras, maior será a necessidade dos nossos smartphones conseguirem “conversar” com eles, passando informações como localização e até mesmo servindo como chave de segurança para abrir algumas portas e ambientes exclusivos.

5 – Publicidade hiperlocalizada

Com os atuais sistemas de anúncios, como o do Facebook ou do Google, já é possível direcionar uma certa ação publicitária apenas para o público de uma determinada região da cidade. E isso já é bastante usado por aí.

No entanto, uma das maiores tendências mobile para os próximos anos é a do surgimento de sistemas de geolocalização hiperlocalizada. Um tipo de tecnologia que consegue mapear com tanta precisão onde o usuário, a sua empresa ou produtos estão, que fica até fácil bolar promoções direcionadas exclusivamente para quem está dentro de uma loja, por exemplo.

Para apoiar na entrega de conteúdos e serviços por geolocalização, a Cedro Technologies implementou um serviço de push notification geolocalizado em sua plataforma Anywhere. Isto permite que desenvolvedores possam facilmente implementar a funcionalidade em seus aplicativos. Além disto, os serviços de push notification geolocalizado também estão disponíveis no aplicativo MyPush, desenvolvido pela Cedro, e podem ser utilizados gratuitamente por qualquer organização.

Pois agora que você conhece todas essas tendências mobile (e sabe que a tecnologia móvel é bastante querida pelos brasileiros já não é de hoje), que tal escolher aquela que tem mais a ver com o seu negócio e pensar em como colocá-la para funcionar em seus projetos?

Quer mais conteúdo sobre mobilidade e o mundo das inovações digitais? Assine nossa newsletter:


new RDStationForms(‘assine-newsletter-3a48fafd9bb62c68339a-html’, ‘UA-72652331-1’).createForm();

Recomendados para você

Homem trabalhando em um copmputador
Preparando um ambiente para Testes Automatizados com Cucumber e Java ...
Lâmpada ao centro conectada com icones de fontes de energia
Tudo o que você precisa saber sobre Green IT ...
Banner de kit gratuito sobre materiais para criar um app
Como criar um app? ...