5 motivos que fazem as fintechs se destacarem no mercado brasileiro

Leonardo Reis Vilela

18 novembro 2016 - 12:10 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:33

Pessoa utilizando laptop com tela escrito fintech

O mercado financeiro sempre passa por constantes evoluções. Até mesmo as tradicionais instituições bancárias enfrentam a concorrência das opções digitais. E a grande popularidade das fintechs no mercado brasileiro não nos deixa mentir.

As fintechs trazem sua proposta já no nome, que é uma fusão de finanças com tecnologia. Basicamente, o termo se refere ao segmento de empresas startups que se dedicam a desenvolver inovações para o mercado financeiro, desenvolvendo desde produtos, como cartões de crédito, até plataformas completas de gestão financeira.

Acompanhe este artigo e veja cinco motivos que fazem as fintechs se destacarem do mercado brasileiro.

1. Serviços financeiros sem burocracia

A menor burocracia é uma das principais propostas das fintechs para conquistar os usuários. Nada de papelada e longos prazos como nas instituições tradicionais, a ideia é resolver tudo de maneira digital e rápida.

Em algumas fintechs é possível abrir solicitações identificando-se com uma seflie ou com o leitor de digitais e assinar documentos digitalmente. A desburocratização aos serviços financeiros possibilitada pelas fintechs agiliza as solicitações e garante a satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados.

2. As fintechs praticam menores taxas

A lógica você já conhece: é mais barato comprar um produto em uma loja virtual do que em uma loja física. Como as fintechs são idealizadas para operar quase que exclusivamente do mundo digital, os custos operacionais são muito menores do que em instituições financeiras tradicionais. Tudo o que você precisar pode ser resolvido direto de seu computador ou smartphone.

3. Acessíveis a qualquer hora

Certamente você já se viu impedido de resolver algum problema financeiro por ser final de semana, feriado, ou até mesmo um período de greve bancária. Para quem se torna cliente de uma fintech, isso não é mais um problema. Por operarem nos meios digitais, muitas das soluções costumam estar disponíveis aos usuários 24 horas por dia e 7 dias por semana.

4. Oferecem atendimento diferenciado aos clientes

Outra grande vantagem das fintechs é conseguir entender e se adaptar às necessidades de cada cliente. Isso é possível porque o serviço coleta e analisa dados de uso a fim de otimizar a experiência de seus usuários.

As fintechs, geralmente, se dedicam a oferecer um número menor de serviços do que uma as instituições financeiras tradicionais, porém faz parte de suas ideias buscar a excelência no que se propõem a fazer.

5. Diversos tipos de investimentos na palma da mão

Investir no mercado financeiro está em alta no Brasil atualmente. Imagine, então, poder acompanhar e gerenciar seus investimentos a qualquer hora e com total praticidade. É dessa maneira que as fintechs buscam aumentar a popularidade dos investimentos financeiros entre seus usuários.

É possível investir na bolsa de valores e em títulos de renda fixa em um único lugar. Alguns sistemas ainda oferecem assistentes pessoais para ajudar a escolher o melhor tipo de investimento para cada perfil. E o que é melhor: como os encargos cobrados pelas ferramentas digitais são menores, a possibilidade de rendimentos mais atrativos aumenta.

As fintechs são desenvolvidas para atrair as pessoas exatamente nos pontos em que as instituições financeiras tradicionais costumam deixar seus clientes insatisfeitos — é por isso que elas não param de crescer no Brasil e no mundo todo.

Recomendados para você

Foto de cidade exibindo prédios e lago
A transformação digital nas 7 cidades mais tecnológicas do mundo ...
Pessoa utilizando computador com imagem de cidade em segundo plano
Evolução perpétua – a abordagem administrativa para a transformação digital ...
Mundo plano com cidade em cima
Como é a primeira Cidade Inteligente do Brasil? ...